Gêneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea

o filme de aventuras de cape et d’épeé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p159-176

Resumo

A aposta na coprodução cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea permitiu, entre meados das décadas de 1950 e 1970, o florescimento de gêneros populares como o peplum, o filme de cape et d’épeé e o spaghetti western. Frequentemente analisados numa perspetiva puramente nacional, estes filmes representam, contudo, um exemplo paradigmático do desenvolvimento de um cinema transnacional da Europa Mediterrânea, que permitiu às indústrias cinematográficas italiana, francesa e espanhola (por vezes com a participação minoritária de produtores das antigas Jugoslávia e RFA), combater a hegemonia comercial do cinema de Hollywood. Um dos maiores sucessos do chamado filme de cape et d’épée, Le Bossu/O Corcunda (A. Hunebelle, 1959), constitui um bom caso de estudo para melhor compreender as principais características do cinema transnacional da Europa mediterrânea e a sua relação com o cinema de Hollywood.

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Biografia do Autor

Jorge Manuel Neves Carrega, Universidade do Algarve

PhD em Comunicação, Cultura e Artes FCHS/UAlg - Universidade do Algarve; Pós-Doc em Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea, Mestre em Literatura Comparada;  Membro do Departamento da UAlg e do CIAC

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

CARREGA, Jorge Manuel Neves. Gêneros populares e cinema transnacional na Europa mediterrânea: o filme de aventuras de cape et d’épeé. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 159–176, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p159-176. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4135. Acesso em: 3 jul. 2024.