A espacialidade da tela vertical nas narrativas digitais contemporâneas e as reconfigurações do aspect ratio no audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p177-191

Resumo

Ao longo de sua história o cinema adotou diferentes formatos de tela, o chamado aspect ratio, cuja definição sempre esteve a cargo da indústria ou de alguns realizadores de vocação autoral. Utilizando um menor número de variações, a televisão sempre trabalhou com formatos rigorosamente definidos. Entretanto na atualidade o enquadramento da dimensão espacial em dispositivos móveis quando usados para filmagens tende a seguir outros modelos, com predominância da tela vertical, que corresponde à principal modalidade de uso do smartphone ou tablet na captura de imagens. A emergência de narrativas digitais, através de selfies e outras formas de intervenção individual, representa uma viragem ideológica em que “o autor” somos todos nós. Trata-se de uma mudança de paradigma que importa debater e analisar à luz das novas mídias e das narrativas que a suportam, já que os modos de representação da experiência visual não cabem mais nas janelas de confinamento que a indústria audiovisual originalmente destinou a eles.

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Biografia do Autor

José Bidarra, Universidade Aberta

Doutor,  Docente da UAb, subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital, Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia – DCT – e Membro das Comissões Científica e Pedagógica do Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais – MISE

Luis Fernando Severo, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorando e Mestre em Comunicação e Linguagens - Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Comunicação e Cultura pela UTFPR. Realizador de mais de quarenta filmes como diretor, roteirista e montador. Professor no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná e na pós-graduação em Cinema da UTP.

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

BIDARRA, José; SEVERO, Luis Fernando. A espacialidade da tela vertical nas narrativas digitais contemporâneas e as reconfigurações do aspect ratio no audiovisual. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 177–191, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p177-191. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4136. Acesso em: 3 jul. 2024.