A escola está na internet e o internetês está na escola. E agora, professor?
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p146-165Resumo
O isolamento social imposto pelo momento histórico vivenciado pela pandemia da COVID-19 levou grande parte das escolas e suas salas de aula para os espaços virtuais. Ao levar a sala de aula para a internet, a linguagem da internet, o internetês, também passa a ser parte das aulas. Reconhecendo o internetês como uma variante linguística, o artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas recentes que abarcam a temática na relação com a formação de professores a partir de uma revisão da bibliografia. Os trabalhos analisados assinalam aspectos ora considerando o internetês como algo nocivo à educação, ora como um dialeto a ser explorado pela educação escolar nas práticas linguísticas dos alunos. Ao concluir o percurso de revisão bibliográfica, encontramos um reduzido número de publicações acadêmicas, nos levando a pensar que o internetês ainda é um tópico pouco discutido na formação de professores, sinalizando a necessidade de aprofundamento e formações docentes que articulem discussões a contribuir com a expansão teórico científica do tema.
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