Cinema e educação
estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p51-71Resumo
Esse artigo pretende problematizar as possibilidades e potencialidades da relação “não tão óbvia” entre cinema e educação. Para isso, aborda em sua análise conceitos referentes as transformações culturais da sociedade contemporânea em decorrência do surgimento e proliferação dos meios de comunicação, e, consequentemente, as mudanças na forma como as infâncias são constituídas nesse cenário. Tendo como referência as experiências vivenciadas em uma escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN/Brasil, a partir da criação de um cineclube escolar, ilustramos, ao longo do artigo, alguns conceitos envolvendo essa relação, buscando superar a visão reducionista do cinema na escola enquanto passatempo ou como recurso didático. Finalizamos o artigo refletindo sobre as obviedades do nosso tempo e das necessidades educativas diante uma sociedade imersa em experiências perpassadas pelas mídias, e que atingem todas as dimensões do nosso cotidiano.
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