Competência midiática e formação para a cidadania

oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p24-50

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa Competências midiáticas em cenários euroamericanos, desenvolvida pela Rede Alfamed Brasil e as ações de formação decorrentes das lacunas encontradas na formação para a cidadania dos públicos de 9 a 12 anos, 14 a 16 anos, universitário e de profissionais de comunicação. No âmbito dos estudos da literacia midiática, as oficinas de criação desenvolvidas pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual em escolas públicas e privadas da Zona da Mata Mineira trabalharam com os conceitos de competência midiática (FERRÉS; PISCITELLI, 2015) e literacia transmídia (SCOLARI, 2018) a fim de desenvolver competências críticas e criativas junto aos diferentes públicos. Neste sentido, a formação dos alunos a partir dos pressupostos da literacia midiática tem o intuito de desenvolver habilidades que permitam tanto a reflexão crítica quanto a sua aplicação na produção audiovisual e midiática a fim de que estes possam atuar como multiplicadores junto aos públicos que participam das oficinas.

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Biografia do Autor

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e coordenadora da equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Midiática para a Cidadania (Alfamed).

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual. 

Vinícius Guida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual. 

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Publicado

03-05-2021

Como Citar

BORGES, Gabriela; SIGILIANO, Daiana; GUIDA, Vinícius. Competência midiática e formação para a cidadania: oficinas de criação do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 20, p. 24–50, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n20p24-50. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4658. Acesso em: 21 dez. 2024.