O espetáculo contemporâneo de american idol

contribuições debordianas para a análise dos reality shows musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id4782

Palavras-chave:

comunicação, música, sociedade do espetáculo, reality shows, american idol

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir a respeito das possibilidades de contribuição da teoria sobre a sociedade do espetáculo para a análise dos reality shows de música, posto que o livro de Guy Debord apresenta características gerais da sociedade contemporânea que podem ser encontradas em alguns produtos de entretenimento atuais, como os reality shows musicais. Tendo como aporte teórico o livro de Debord e artigos acadêmicos sobre reality shows, este trabalho apresenta um estudo de caso do programa American Idol. O artigo é dividido em três seções: a primeira aborda o conceito de Espetáculo na obra de Debord; a segunda discute os reality shows e suas características primordiais; a terceira apresenta uma análise sobre alguns aspectos do programa American Idol, buscando evidenciar as relações entre reality shows e Espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Cezar Laignier de Souza, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC/RJ

Doutor em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/UFRJ (2013), Mestre em Comunicação e Cultura (2002) e graduado em Comunicação Social (Jornalismo - 1999) pela mesma instituição. Professor Titular IV dos Cursos de Graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), onde leciona as disciplinas Música, Cultura e Sociedade e Estudos da Contemporaneidade, além de orientar trabalhos de conclusão de curso e ser o pesquisador-líder e um dos fundadores do Núcleo de Estudos Interfaces da Comunicação (NEICOM). Foi Professor substituto da UFRJ em 2014. É um dos organizadores e autor de dois capítulos do livro "Introdução à História da Comunicação" (E-papers, 2009).

Referências

CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do grande irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2012.

DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

MONTEIRO, Márcio. O ídolo acontece no imaginário. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 16., 2014, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2014. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-1852-1.pdf.

SILVA, Heitor da Luz. Fabricando ou produzindo popstars? A revelação de tensões do circuito musical através de um reality show musical. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1200-1.pdf.

SILVA, Heitor da Luz. Televisão diante das novas mídias: notas sobre a manutenção da distinção entre amadores e profissionais da indústria da música a partir de Ídolos e Astros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza, CE. Anais [...]. Fortaleza, CE: Universidade de Fortaleza, 2012.

TÖNNIES, Ferdinand. Community and society. Mineola, NY: Dover Publications, 2002.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

SOUZA, P. C. L. de. O espetáculo contemporâneo de american idol: contribuições debordianas para a análise dos reality shows musicais. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 10, n. 22, p. e022001, 2022. DOI: 10.22484/2318-5694.2022v10id4782. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4782. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas