Meu amigo Nietzsche

leitura, educação e apropriação ampliada por diferentes mediações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id4829

Palavras-chave:

mediação da informação, apropriação da informação, leitura, curta metragem “Meu Amigo Nietzsche”

Resumo

Neste trabalho, pretende-se tecer um paralelo entre o filme de curta metragem “Meu Amigo Nietzsche”, de Fáuston da Silva, e as formas de mediação da informação usadas no filme para alcançar a apropriação dos conceitos da obra de Nietzsche “Assim falou Zaratustra”. O filme analisado foi gravado na Cidade Estrutural, periferia de Brasília, e conta a história de Lucas, um menino que segundo a sua educadora, apresenta déficit no aprendizado escolar. Este garoto encontra em um aterro sanitário o livro “Assim falou Zaratustra”, um dos mais complexos e alegóricos do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Por meio de etapas da mediação, o garoto vai conseguindo compreender as alegorias da obra, se apropriando do texto do filósofo Nietzsche, fazendo uma revolução na comunidade onde vive

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Biografia do Autor

Ellen Valotta Elias Borges, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

https://orcid.org/0000-0002-7811-0256

 

Mariana Rodrigues Gomes de Mello, UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

https://orcid.org/0000-0002-5925-8554

 

Daniel Martínez-Ávila, Universidade de León na Espanha

Doutor em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha.

https://orcid.org/0000-0003-2236-553X

 

Referências

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Publicado

21-11-2022

Como Citar

VALOTTA ELIAS BORGES, Ellen; RODRIGUES GOMES DE MELLO, Mariana; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Meu amigo Nietzsche: leitura, educação e apropriação ampliada por diferentes mediações. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 10, n. 23, p. e022010, 2022. DOI: 10.22484/2318-5694.2022v10id4829. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4829. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS