Mapa de cultura

comunicação e políticas públicas de cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id4996

Palavras-chave:

mapa de cultura, plano nacional de cultura, comunicação, políticas públicas

Resumo

Neste artigo, vamos apresentar a instabilidade na construção de Políticas Públicas ligadas à Cultura no Brasil e o modo pelo qual o Plano Nacional de Cultura (PNC) procurou criar indicadores - para o mapeamento de agentes culturais individuais e coletivos, o cadastro de eventos, espaços culturais e tipos de projetos, além de oportunidades (editais etc.) – por meio de uma plataforma conhecida como “Mapa da Cultura”. Esse tipo de plataforma cria fluxos de informação que contribuem para o aprimoramento e o entendimento da complexidade das políticas culturais, além de fortalecer propostas colaborativas de engajamento e ação. Por último, vamos descrever, brevemente, a utilização do Mapa para atendimento dos requisitos de cadastramento de agentes culturais em virtude da Lei Aldir Blanc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Francisco Geraldo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor no Colégio Universitário USCS e na Secretaria de Educação de São Caetano do Sul. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) no Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público na área de concentração de Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público. Linha de pesquisa Gestão da Comunicação de Interesse Público. 

Liráucio Girardi Júnior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Sociologia na Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Política Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Como Citar

FRANCISCO GERALDO, Adriano; GIRARDI JÚNIOR, Liráucio. Mapa de cultura: comunicação e políticas públicas de cultura. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023004, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id4996. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4996. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS