Mapa de cultura

comunicação e políticas públicas de cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id4996

Palavras-chave:

mapa de cultura, plano nacional de cultura, comunicação, políticas públicas

Resumo

Neste artigo, vamos apresentar a instabilidade na construção de Políticas Públicas ligadas à Cultura no Brasil e o modo pelo qual o Plano Nacional de Cultura (PNC) procurou criar indicadores - para o mapeamento de agentes culturais individuais e coletivos, o cadastro de eventos, espaços culturais e tipos de projetos, além de oportunidades (editais etc.) – por meio de uma plataforma conhecida como “Mapa da Cultura”. Esse tipo de plataforma cria fluxos de informação que contribuem para o aprimoramento e o entendimento da complexidade das políticas culturais, além de fortalecer propostas colaborativas de engajamento e ação. Por último, vamos descrever, brevemente, a utilização do Mapa para atendimento dos requisitos de cadastramento de agentes culturais em virtude da Lei Aldir Blanc.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Francisco Geraldo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Professor no Colégio Universitário USCS e na Secretaria de Educação de São Caetano do Sul. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) no Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público na área de concentração de Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público. Linha de pesquisa Gestão da Comunicação de Interesse Público. 

  • Liráucio Girardi Júnior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Doutor em Sociologia na Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Política Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Mapa de cultura: comunicação e políticas públicas de cultura. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023004, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id4996. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4996. Acesso em: 15 dez. 2025.