Rappi entregador
a análise do discurso empreendedor nas peças do app
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5021Palavras-chave:
plataformização do trabalho, entregadores de aplicativos, empreendedorismo, análise do discurso, discurso publicitárioResumo
Este artigo analisa o discurso produzido pela plataforma de entregas Rappi em peças publicitárias direcionadas para a captação de novos entregadores, em uma relação estabelecida pelas configurações do trabalho em plataforma. As três peças publicitárias apresentadas neste estudo reunem, em meio aos elementos verbais e não verbais, enunciados pautados em ideais de empreendedorismo, também abordados teoricamente no decorrer do trabalho. O corpus foi analisado a partir do aporte teórico-metodológico da Análise Semiolinguística de Patrick Charaudeau, relacionando as peças escolhidas aos conceitos de plataformização do trabalho e à ideologia do empreendedorismo. Observou-se, por meio da AD, que o discurso utilizado nas peças engendra sentidos que vão de encontro aos direitos trabalhistas dentro de uma lógica neoliberal pela configuração do trabalho em plataforma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.