Os novos percursos do fotojornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5026Palavras-chave:
fotojornalismo, world press photo, imagem contemporânea, conflito, notíciasResumo
Este artigo se propõe a refletir sobre quais caminhos o fotojornalismo está traçando para se manter relevante e atento às críticas que dizem respeito, principalmente, às práticas que envolvem a captura das imagens de notícias. O que desencadeou as discussões aqui levantadas foi o anúncio do Prêmio do Ano do World Press Photo, que diz o seguinte: “Pela primeira vez nos 67 anos de história do World Press Photo, o World Press Photo of the Year é uma fotografia sem pessoas”. A discussão utiliza principalmente Susan Sontag, Ariella Azoulay e Charlotte Cotton para problematizar a imagem fotográfica que possui um grande impacto dentro da sociedade e não está impune às questões de conflitos de narrativas e desinformação como qualquer outra forma de linguagem. O prêmio evidencia uma forma de narrar as histórias fora de um padrão estabelecido e reforçado ao longo da história do fotojornalismo, colocando em questão um debate sobre alteridade.
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