9 X 3x3D
três camadas de análise sobrepostas do método 9D e a montagem espacial volumétrica de 3x3D
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5060Palavras-chave:
cinema 3D, análise fílmica, metodologia de análise, método 9D, 3x3DResumo
Co-produção franco-portuguesa de 2013, o filme 3x3D é composto por três segmentos: Just in time, dirigido pelo inglês Peter Greenaway, Cinesapiens, do português Edgar Pêra e Les trois désastres, do franco-suíço Jean-Luc Godard. As três partes contam com experimentações de montagem espacial à luz de Manovich em imagens tridimensionais por sobreposições perceptíveis de elementos visuais, registrados em diferentes espaços e tempos. Prática muito rara, esta permite, porém, abordar a cultura da pós-história em que a evolução artística é entendida como remake e reflexões, não aprimoramentos. Partindo-se da premissa de que diferentes filmes, com diferentes propostas e referências estéticas, pedem métodos de análise próprios, a particularidade da obra conduz a uma tática específica, o método 9D, que considera: 1) Imagem 3D: enquadramento, movimento, profundidade; 2) Som 3D: volume, reverberação, distribuição; 3) Temporalidade 3D: duração, fluxo, pluralidade.
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