A violência da perfeição nas mídias digitais
uma aula inaugural
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5067Palavras-chave:
redes sociais, violência, perfeição, formas de vida, comunicaçãoResumo
As palavras “violência” e “perfeição” parecem remeter a domínios opostos da experiência humana: enquanto uma sugere o negativo, a outra está ligada ao que há de melhor. No entanto, sua conjugação parece vir se tornando possível no ambiente das mídias sociais. Este texto é uma aula inaugural realizada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba delineando alguns aspectos das micro-violências existentes no ambiente digitais, tomando como recorte a questão dos discursos em circulação sobre formas de vida apresentadas como ideais ou padrões. Discute-se a ideia de uma “violência da perfeição” quando essas representações são transformadas em elementos de comparação com a realidade das existências individuais e coletivas. São destacados três pontos principais: (1) a noção de violência em interrupção um modo outro de ser, (2) a ideia de perfeição como algo oposto à excelência possível e (3) a disseminação de discursos desse tipo nas mídias sociais.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. A força da não-violência. São Paulo: Boitempo, 2021.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
GOFFMAN, Erving. Rituais de interação. Petrópolis: Vozes, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico. São Paulo: Elefante, 2020.
ILLOUZ, Eva. Happycracia. São Paulo: Ubu, 2022.
LEVINAS, Emmanuel. Entre nós. Petrópolis: Vozes, 2010.
STEIN, Edith. Sobre el concepto de empatia. Madrid: Taurus, 2012.
WEIL, Simone. Espera de Deus. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.