Imagens virtuais

ilusão e sedução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5108

Palavras-chave:

imagens virtuais, ilusão, sedução

Resumo

O cinema, desde seu início, criou ilusões que incentivaram sonhos como a Viagem à Lua, de Georges Méliès. O surrealismo e outros “ismos” também contemplaram possibilidades de imagens ilusórias e sedutoras, com montagens experimentais.  Contudo, foi com a passagem do analógico ao digital que as tecnologias de inovação encontraram novas maneiras de seduzir espectadores com seus hologramas, seu uso de VR e AR e suas plataformas com avatares e óculos 3D. Os celulares também evoluíram e passaram a criar imagens diferenciadas em curtas e longas, incentivando festivais que exibem seus produtos.  Este texto pretende construir um diálogo entre imagens, desde Méliès, passando pelos “ismos” e pelas concepções sobre a possível morte do cinema com a chegada da televisão e especialmente do digital, argumentando que a tecnologia possibilitou um cinema expandido, tanto na produção como na recepção. Dois temas serão enfatizados: imagens virtuais e imagens produzidas por celulares: o que ver e como ver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A CRIADA. Direção e produção de Chan-Wook Park. Coréia do Sul: CJ Entertainment, 2016. 1 DVD (2 h. 25 min.): son., color.

A GRUTA. Direção de Filipe Gontijo. Brasil: FilmeJogo, 2008. (46 min.): son., color.

AICINEMA. Smartphone na indústria cinematográfica: veja 4 filmes feitos com celular | Academia Internacional de Cinema (AIC). Disponível em: https://www.aicinema.com.br/smartphone-na-industria-cinematografica-veja-4-filmes-feitos-com-celular/. Acesso em: 10 mar. 2022.

AVATAR. Direção de James Cameron. EUA: Twentieth Century Fox, 2009. 1 DVD (2 h. 42 min.): son., color.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Paris: Éditions Galilée, 1981.

BELLOUR, Raymond. A dupla hélice. In: PARENTE, André (org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 214-230.

BIRD, Black.15 millions de mérites pour Black Mirror. Addict Culture. 9 septembre 2015. Disponível em: https://addict-culture.com/black-mirror/. Acesso em: 10 mar. 2022

BLACK Mirror: Bandersnatch. Direção de David Slade. Reino Unido: House of Tomorrow/Netflix, 2018. Netflix (1 h. 30 min.): série (filme interativo), son., color.

BLACK Mirror: Be Right Back. Direção de Owen Harris. Reino Unido: Zeppotron, 2013. Netflix (1 h.): série (1° episódio, 2ª temporada), son., color.

BLACK Mirror: Fifteen Million Merits. Direção de Euros Lyn. Produção de Charlie Brooker. Reino Unido: Zeppotron, 2011. Netflix (1 h. 2 min.): série (2° episódio, 1ª temporada), son., color.

CAMERON, A. Dissimulations: the illusion of interactivity, 1995. Disponível em: http://mfj-online.org/journalPages/MFJ28/MFJ28TOC.HTML. Acesso em: 25 jul. 2011.

CANÔNICO, Marco Aurélio. Filme em que público decide a ação é lançado on-line. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u458305.shtml. Acesso em: 23 jul. 2011.

CAUDEL, Thomas. Cientista que criou termo realidade aumentada vibra com Pokemon. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/08/cientista-que-criou-termo-realidade-aumentada-vibra-com-pokemon-go.html. Acesso em: 2 mar. 2022.

CELULARES com melhores câmeras: veja opções para 2022. Disponível em: https://www.buscape.com.br/celular/conteudo/celulares-com-melhores-cameras. Acesso em: 10 mar. 2022.

CONEXÃO PLANETA. Circo alemão faz espetáculo fascinante ao substituir animais reais por hologramas. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/circo-alemao-faz-espetaculo-fascinante-ao-substituir-animais-reais-por-hologramas/. Acesso em: 10 mar. 2022.

CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in the nineteenth century. London, UK: The MIT Press, 1992.

DE VOLTA ao quarto 666. Direção de Gustavo Spolidoro. Brasil: V2 Cinema, 2008. YouTube (15 min.): son., color.

DUBOIS, Philippe. A questão da “forma-tela”: espaço, luz, narração, espectador. In: GONÇALVES, Osmar (org.). Narrativas sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.

EU sou o seu homem. Direção de Bob Bejan. Produção de Bill Fuller. EUA: ChoicePoint Films, 1992. Videogame, son., color.

FREITAS, Kênia. Versos-livres: a estética do cotidiano no documentário feito com celular. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

FUCHS, Philippe. Les casques de réalité virtuelle et de jeux vídeo. Paris: Presses de mines, 2016.

GLETTE, Gabriela. Circo na Alemanha dá exemplo e troca animais por hologramas incríveis. Hypeness. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/04/circo-na-alemanha-da-exemplo-e-troca-animais-por-hologramas-incriveis/. Acesso em: 10 mar. 2022.

HER. Direção e produção de Spike Jonze. EUA: Annapurna Pictures, 2013. 1 DVD (2 h. 6 min.): son., color.

HIGH Flying Bird. Direção de Steven Soderberg. Produção de Joseph Malloch. EUA: Extension 765, 2019. Netflix (1 h. 30 min.): son., color.

HOST. Direção de Rob Savage. Produção de Douglas Cox. Reino Unido: Shadowhouse Films, 2020. Netflix (57 min.): son., color.

IRON Man. Direção de Jon Favreau. Produção de Ari Arad. EUA: Paramount Pictures/ Marvel Enterprises, 2008. 1 DVD (2 h. 6 min.): son., color.

IT FORUM. Mais de 30% dos bancos infectados por trojans são brasileiros. Disponível em: https://qa.itforum.com.br/noticias/mais-de-30-dos-bancos-infectados-por-trojans-sao-brasileiros/. Acesso em: 10 mar. 2022.

JENSEN, Jenz F. Interactivity: tracking a new concept in media and communication studies. Disponível em: http://www.nordicom.gu.se/common/publ_pdf/38_jensen.pdf

KINOAUTOMAT: one man and his house. Direção de Radúz Činčera. Produção de Ladislav Kalas. Tchécoslovaque: 1967. (1 h. 3 min.): son., color.

LA CASA de papel. Direção e produção de Álex Pina. Espanha: Atresmedia, 2017-2021. Netflix (1 h. 10 min.): série, son., color.

LE DÉCROCHE. Direção de Galienni (Stéphane Augé). França: 2005. (30 seg.)

LE VOYAGE dans la lune. Direção e produção de Georges Méliès. França: Star-Film, 1902. YouTube (13 min.): série, son., preto e branco.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34,1999.

LUNENFELD, Peter. Os mitos do cinema interativo. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005.

MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC ; UNESP, 2003.

MANOVICH, Lev. Le langage des nouveaux médias. Trad. Richard Crevier. Paris: Les presses du réel, 2015.

MANOVICH, Lev. Soft cinema: navigating the database. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2005.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: The MIT Press, 2001.

MATTOS, Carlos Albert. Críticos. Win Wenders e a morte. Disponível em: https://criticos.com.br/ ?p=1270#. Acesso em: 09 mar. 2022.

MEIA noite em Paris. Direção de Woody Allen. Produção de Letty Aronson. EUA: Mediapro, 2011. Netflix (1 h. 34 min.): son., color.

MINORITY Report. Direção de Steven Spielberg. Produção de Bonnie Curtis. EUA: Twentieth Century Fox, 2002. Netflix (2 h. 25 min.): son., color.

MR PAYBACK: an interactive movie. Direção de Bob Gale. Produção de Jeremiah Samuels. EUA: Interfilm Technologies, 1995. (30 min.): videogame, son., color.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução: Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural ; Unesp, 2003.

O HOMEM Ideal. Direção de Maria Schrader. Produção de Lisa Blumenberg. Alemanha: Letterbox Filmproduktion, 2021. Prime Video (1 h. 48 min.): son., color.

O ILUSIONISTA. Direção de Neil Burger. Produção de Brian Koppelman. EUA/República Tcheca: Bull’s Eye Entertainment, 2006. Netflix (1 h. 50 min.): son., color.

OLD Boy. Direção de Chan-Wook Park. Produção de Dong-Joo Kim. Coréia do Sul: Show East, 2003. 1 DVD (2 h.): son., color.

PARANMANJANG (Night Fishing). Direção de Chan-Wook Park e Chan-kyong Park. Coréia do Sul: Moho Film, 2011. Vimeo (30 min.): son., color.

PAZ, Octavio. Apariencia desnuda, la obra de Marcel Duchamp. Madrid: Alianza Editorial, 2008. p. 98-99.

QUARTO 666. Direção de Wim Wenders. Produção de Michel Boujut. França/Alemanha: Chris Sievernich Filmproduktion, 1982. (45 min.): son., color.

RENÓ, Denis Porto. Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para a constituição do cinema interativo. 2007.Tese (Doutorado) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2007.

S1MONE (Simulation One). Direção e produção de Andrew Niccol. EUA: New Line Cinema, 2002. 1 DVD (1 h. 57 min.): son., color.

SMOKING / No Smoking. Direção de Alain Resnais. Produção de Bruno Pésery. França/Itália/ Suiça: Arena Films, 1993. (4 h. 58 min.): son., color.

SPREE: Viagens sem limite. Direção de Eugene Kotlyarenko. Produção de Matthew Budman. EUA: Dreamcrew, 2020. HBO Max (1 h. 33 min.): son., color.

TANGERINE. Direção e produção de Sean Baker. EUA: Freestyle Picture Company, 2015. Prime Video (1 h. 28 min.): son., color.

THE CHAMPION. Direção de Rui Avelans Coelho. Portugal: 2007. YouTube (1 min.): son., color.

UNSANE. Direção de Steven Soderberg. Produção de Joseph Malloch. EUA: Extension 765, 2018. 1 DVD (1 h. 38 min.): son., color.

VOCÊ Radical (You vs. Wild). Direção de Ben Simms. EUA: Bear Grylls Ventures, 2019. Netflix (20 min.): série de TV, son., color.

WALL-E. Direção de Andrew Stanton. Produção de Jim Morris. EUA: FortyFour Studios, 2008. Disney+ (1 h. 38 min.): série de TV, son., color.

WEIBEL, Peter. The Post-media condition, 2012. Disponível em: www.metamute.org/editorial/lab/post-media-condition. Acesso em: 9 mar. 2022.

WEIBEL, Peter. The post-medial condition. ArteConTexto, n. 6, 2005.

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Georges Méliès, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Georges_M%C3%A9li%C3%A8s&oldid=62274604. Acesso em: 10 mar. 2022.

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded cinema. New York. E.P.Dutton& CO, 1970.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

LAMBACH, Claudia; ARAUJO, Denize. Imagens virtuais : ilusão e sedução. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 10, n. 23, p. e022022, 2022. DOI: 10.22484/2318-5694.2022v10id5108. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5108. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS