Tesão fotográfico
enquadramentos e desejos da imagem da prisão de Lula
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5139Palavras-chave:
fotografia, enquadramento, Lula, interpretação da imagemResumo
A figura de Lula movimentou coberturas midiáticas e redes sociais pela ocasião de sua prisão e um dos destaques desse acontecimento foi a profusão de compartilhamentos da sua imagem fotográfica. A partir da observação deste fenômeno, emerge a questão: como o fotográfico surge como mediação do desejo de representação da prisão e da liberdade? O percurso metodológico para apontar direções para esta questão consiste em uma abordagem das concepções teóricas de “fotografia”, “poder” e “enquadramento”, bem como na interpretação da imagem fotográfica de Lula pelo conjunto de três momentos: a) a foto do líder popular sendo carregado pela multidão; b) o discurso do ex-presidente antes de se entregar à polícia; e c) a foto do político preso. Estes momentos são importantes para o que se interpreta como tesão fotográfico, decorrente dos desejos de enquadramentos de um corpo político. A imagem de Lula se relaciona a desejos de representação, de posição histórica, bem como de promessa de sua continuidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.