Tesão fotográfico

enquadramentos e desejos da imagem da prisão de Lula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5139

Palavras-chave:

fotografia, enquadramento, Lula, interpretação da imagem

Resumo

A figura de Lula movimentou coberturas midiáticas e redes sociais pela ocasião de sua prisão e um dos destaques desse acontecimento foi a profusão de compartilhamentos da sua imagem fotográfica. A partir da observação deste fenômeno, emerge a questão: como o fotográfico surge como mediação do desejo de representação da prisão e da liberdade? O percurso metodológico para apontar direções para esta questão consiste em uma abordagem das concepções teóricas de “fotografia”, “poder” e “enquadramento”, bem como na interpretação da imagem fotográfica de Lula pelo conjunto de três momentos: a) a foto do líder popular sendo carregado pela multidão; b) o discurso do ex-presidente antes de se entregar à polícia; e c) a foto do político preso. Estes momentos são importantes para o que se interpreta como tesão fotográfico, decorrente dos desejos de enquadramentos de um corpo político. A imagem de Lula se relaciona a desejos de representação, de posição histórica, bem como de promessa de sua continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Professora da Universidade Federal do Cariri. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa Limbo – Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (CNPq – UFCA).

Downloads

Publicado

19-09-2023

Como Citar

ABREU DE OLIVEIRA, Elane. Tesão fotográfico: enquadramentos e desejos da imagem da prisão de Lula . Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023013, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5139. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5139. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS