Tesão fotográfico

enquadramentos e desejos da imagem da prisão de Lula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5139

Palavras-chave:

fotografia, enquadramento, Lula, interpretação da imagem

Resumo

A figura de Lula movimentou coberturas midiáticas e redes sociais pela ocasião de sua prisão e um dos destaques desse acontecimento foi a profusão de compartilhamentos da sua imagem fotográfica. A partir da observação deste fenômeno, emerge a questão: como o fotográfico surge como mediação do desejo de representação da prisão e da liberdade? O percurso metodológico para apontar direções para esta questão consiste em uma abordagem das concepções teóricas de “fotografia”, “poder” e “enquadramento”, bem como na interpretação da imagem fotográfica de Lula pelo conjunto de três momentos: a) a foto do líder popular sendo carregado pela multidão; b) o discurso do ex-presidente antes de se entregar à polícia; e c) a foto do político preso. Estes momentos são importantes para o que se interpreta como tesão fotográfico, decorrente dos desejos de enquadramentos de um corpo político. A imagem de Lula se relaciona a desejos de representação, de posição histórica, bem como de promessa de sua continuidade.

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Biografia do Autor

Elane Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Professora da Universidade Federal do Cariri. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa Limbo – Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (CNPq – UFCA).

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Publicado

19-09-2023

Como Citar

ABREU DE OLIVEIRA, Elane. Tesão fotográfico: enquadramentos e desejos da imagem da prisão de Lula . Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023013, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5139. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5139. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS