O tecnicismo na comunicação contemporânea
controvérsias sobre a relação entre redatores-robôs e racismo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5177Palavras-chave:
tecnologias, redatores-robô, racismo algorítmicoResumo
Texto sobre a relação entre o uso de novas tecnologias na comunicação e o racismo algorítmico. Os objetivos são refletir sobre as alterações socioculturais promovidas pela inclusão da inteligência artificial na sociedade, em especial no Jornalismo, atentando para a relação entre redatores-robôs e tecnochauvismo e identificar alternativas que fazem frente a um quadro discriminatório em bancos de dados usados na produção de conteúdos. Baseado em pesquisa bibliográfica, o estudo analisa aspectos do debate teórico sobre tecnologias de informação, comunicação e conhecimento, refletindo sobre representatividade negra, ética e alternativas encontradas por empreendedores negros para se inserir no universo das big techs. Conclui-se que as empresas tendem a ignorar questões problemáticas que envolvem a parcela da população que historicamente sofre racismo midiático, constituindo-se um grupo prejudicado pelo uso maciço de algoritmos nas ferramentas comunicacionais.
Palavras-chave: Tecnologias. Redatores-robô. Racismo algorítmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.