O tecnicismo na comunicação contemporânea

controvérsias sobre a relação entre redatores-robôs e racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5177

Palavras-chave:

tecnologias, redatores-robô, racismo algorítmico

Resumo

Texto sobre a relação entre o uso de novas tecnologias na comunicação e o racismo algorítmico. Os objetivos são refletir sobre as alterações socioculturais promovidas pela inclusão da inteligência artificial na sociedade, em especial no Jornalismo, atentando para a relação entre redatores-robôs e tecnochauvismo e identificar alternativas que fazem frente a um quadro discriminatório em bancos de dados usados na produção de conteúdos. Baseado em pesquisa bibliográfica, o estudo analisa aspectos do debate teórico sobre tecnologias de informação, comunicação e conhecimento, refletindo sobre representatividade negra, ética e alternativas encontradas por empreendedores negros para se inserir no universo das big techs. Conclui-se que as empresas tendem a ignorar questões problemáticas que envolvem a parcela da população que historicamente sofre racismo midiático, constituindo-se um grupo prejudicado pelo uso maciço de algoritmos nas ferramentas comunicacionais.

Palavras-chave: Tecnologias. Redatores-robô. Racismo algorítmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Damasceno, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Comunicação e Territorialidades, atua como jornalista na Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Supec/Ufes). Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing, e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2006.

Cicilia Krohling Peruzzo, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México; Doutorado pela USP; Mestrado pela Universidade Metodista de São Paulo; Graduação, curso de Comunicação Social/Relações públicas, pela Universidade Anhembi Morumbi.  

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

DAMASCENO, Adriana; PERUZZO, Cicilia Krohling. O tecnicismo na comunicação contemporânea: controvérsias sobre a relação entre redatores-robôs e racismo. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023014, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5177. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5177. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS