As ideias de categorização de jogos de Roger Caillois como base para processos de game design contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5199

Palavras-chave:

Caillois, Roger, processo de games desing, videogames

Resumo

Neste artigo, discutimos o fértil terreno da indústria de games na contemporaneidade. Por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisas de mercado, buscamos ilustrar as potencialidades do mercado em questão e como se dá o processo de concepção de experiência para um projeto de jogo digital. Ancorados nas quatro categorias de jogos apresentadas por Roger Caillois (1986 [1964]) e com exemplos emblemáticos de mercado, trazemos uma reflexão de como pensar estrategicamente a concepção de um game digital e materializar a mesma em um documento no qual uma equipe venha a trabalhar a criação de um jogo deste tipo. Nas conclusões deste texto, visamos uma aproximação com a pujante indústria de games e o pensamento acadêmico que pode nortear determinadas decisões para a criação de um produto nessa seara.

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Biografia do Autor

Vicente Martin Mastrocola, PUC-SP

Prof. Dr. Vicente Martin Mastrocola é professor adjunto da graduação ESPM (São Paulo) onde leciona as disciplinas de "Game Essentials" (para o curso de Sistemas de Informação), "Ciclos de Produção 5 - Projeto de Game" (para o curso de Cinema e Audiovisual) e "Gamificação & Mercado" (como disciplina eletiva para todos os cursos). Na graduação de Jogos Digitais da PUC (São Paulo) leciona as disciplinas de "Projeto Lúdico" e "Carreiras, Empreendedorismo e Indústria de Jogos". Na pós-graduação da PUC do Paraná (modalidade EaD) é responsável pela disciplina de "Estratégias de Engajamento: Estudos de Casos de Gamificação". É publicitário, graduado (2000) e pós-graduado (2007) em Publicidade e Propaganda pela ESPM, instituição por meio da qual também adquiriu o título de mestre (2011) e doutor (2017) em Comunicação e Práticas de Consumo. Cursou doutorado sanduíche na Fakulta Masmédií da Paneurópska Vysoká Skola na cidade de Bratislava (Eslováquia) no ano de 2016 - entre 2017 e 2018 fez sua pesquisa de pós-doutorado com o tema "Advergames" na mesma instituição eslovaca. Trabalha com projetos digitais e criação de games desde 1998 e já realizou trabalhos por meio de agências de publicidade para marcas como: Google, Danone, Intel, Adria, Ford, Itaú, Vivo e McDonalds. Publicou, pela Cengage Learning, os livros "Game Design: modelos de negócio e processos criativos" e "Game Cultura: comunicação, entretenimento e educação". Paralelamente à produção acadêmica, lançou card games, board games, advergames para internet, games para PC e jogos para plataforma mobile. É autor da versão "Vikings" e da versão "Game of Thrones" do clássico game de tabuleiro War e conteudista da versão 2019 do jogo Master (todos os títulos publicados pela Grow Jogos). Também atua como consultor de conteúdo para a COPAG do Brasil.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

MARTIN MASTROCOLA, Vicente. As ideias de categorização de jogos de Roger Caillois como base para processos de game design contemporâneos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023015, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5199. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5199. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS