“Publicar ou perecer”?
Três dimensões das publicações acadêmicas na pesquisa em Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5203Palavras-chave:
periódicos acadêmicos, epistemologia, trabalho acadêmicoResumo
Anualmente, mais de mil artigos são publicados em 54 periódicos na área de Comunicação. Mas qual o significado de toda essa produção para o desenvolvimento das pesquisas na Área? A partir de pesquisas empíricas e bibliográficas anteriores, este artigo apresenta um delineamento crítico sobre alguns aspectos da produção em periódicos na pesquisa em Comunicação. Três pontos são destacados: (1) como espaço institucionalizado de publicação, os periódicos incidem sobre as definições institucionais e epistemológicas da área; (2) o número de artigos e revistas reflete o desenvolvimento da área, mas também a crescente demanda por produção que se transforma em produtividade e, no limite, “produtivismo”; (3) embora o processo de avaliação por pares garanta a qualidade das pesquisas, mostra também algumas fragilidades do diálogo teórico da Área. Esses aspectos são pensados partir de questões epistemológicas da Comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.