“Publicar ou perecer”?

Três dimensões das publicações acadêmicas na pesquisa em Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5203

Palavras-chave:

periódicos acadêmicos, epistemologia, trabalho acadêmico

Resumo

Anualmente, mais de mil artigos são publicados em 54 periódicos na área de Comunicação. Mas qual o significado de toda essa produção para o desenvolvimento das pesquisas na Área? A partir de pesquisas empíricas e bibliográficas anteriores, este artigo apresenta um delineamento crítico sobre alguns aspectos da produção em periódicos na pesquisa em Comunicação. Três pontos são destacados: (1) como espaço institucionalizado de publicação, os periódicos incidem sobre as definições institucionais e epistemológicas da área; (2) o número de artigos e revistas reflete o desenvolvimento da área, mas também a crescente demanda por produção que se transforma em produtividade e, no limite, “produtivismo”;  (3) embora o processo de avaliação por pares garanta a qualidade das pesquisas, mostra também algumas fragilidades do diálogo teórico da Área. Esses aspectos são pensados partir de questões epistemológicas da Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Cásper Líbero

Doutorado (2004) e Mestrado (2001) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998). Pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP), Comunicação Midiática (Unesp) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor dos livros "Métodos de Pesquisa em Comunicação" (Vozes, 2018), "Teoria das Mídias Digitais" (Vozes, 2014), "Mídia, Religião e Sociedade" (Paulus, 2016), "A Mediatização da Religião" (Routledge, 2013), "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009), e "Comunicação e Identidade" (Paulus, 2010), entre outros. Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, aos estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação e, de outro, às relações entre Mídia, Política e Religião.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

MARTINO, Luis Mauro Sá. “Publicar ou perecer”? : Três dimensões das publicações acadêmicas na pesquisa em Comunicação. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023016, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5203. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5203. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS