Quem fala sobre a crise da biodiversidade na grande imprensa?
Análise de conteúdo voltada à reflexão sobre educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5253Palavras-chave:
crise da biodiversidade, jornalismo ambiental, educaçãoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar o conteúdo da cobertura jornalística da Folha de S. Paulo em sua editoria ambiental, com foco especificamente na crise da biodiversidade, por meio de um corpus do tipo mês construído, entre abril e novembro de 2022. Constatou-se que textos incluídos na categoria “Crise da biodiversidade” equivaleram a aproximadamente 15% do corpus. O principal achado deste estudo diz respeito ao fato de essa categoria ser aquela em que os textos de jornalismo científico estão mais concentrados (considerando-se toda a editoria ambiental). Na perspectiva da educação ambiental, recomenda-se que os educadores escolares considerem a cobertura ambiental como fonte potencial de materiais didáticos complementares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














