Territórios televisivos
a presença das redes de TV no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5260Palavras-chave:
história da mídia, regionalização, NordesteResumo
Este estudo buscou analisar a atuação das cinco maiores redes de televisão do Brasil na região Nordeste: TV Globo, SBT, Record TV, Band e TV Cultura. Teve como questões norteadoras: quais são os territórios ocupados pela televisão no Nordeste? Como a concentração das emissoras nas capitais interfere na cobertura midiática dos interiores dos estados nordestinos? A pesquisa partiu de uma metodologia qualitativa e quantitativa, estudo de caso das emissoras identificadas na região e análise dos mapas de cobertura desses canais. Verificou-se que nesse processo de regionalização há espaços vazios na cobertura midiática local, falta de investimentos para a produção regional e transmissão de conteúdos de outras localidades, além de grande concentração de emissoras nas capitais nordestinas, reflexo do processo histórico de implantação e expansão da televisão brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














