Não-coisas
a crítica de Han à desmaterialização do mundo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5261Palavras-chave:
comunicação, Han, informaçãoResumo
Essa resenha aborda o mais recente trabalho de Byung-chu Han publicado no Brasil. Em “Não-coisas: reviravoltas no mundo da vida”, o filósofo aborda a questão da desmaterialização do mundo, em que as informações prevalecem às coisas. A obra apresenta um desenvolvimento de temas caros ao autor, como a digitalização da vida e suas consequências, a ampliação da comunicação digital e das tecnologias associadas à comunicação e seus impactos sociais e subjetivos. Especificamente nessa obra, Han aborda tais questões pelo viés da proliferação da informação que se coloca entre os sujeitos e o mundo, afetando sua experiência da concretude da realidade, dos seus objetos. A experiência do mundo se torna, assim, cada vez mais imaterial, uma vez que se dá pela informação em detrimento ao contato direto com a materialidade desse mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.