Feminismos midiáticos e representações negociadas na construção da personagem Elaine Benes, da sitcom Seinfeld

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5274

Palavras-chave:

feminismos midiáticos, sitcom, Seinfeld

Resumo

O artigo busca compreender as formas pelas quais se constroem representações de gênero na sitcom Seinfeld, com foco no caso de Elaine Benes, única mulher entre os personagens principais. Indaga-se sobre as possíveis articulações, tensionamentos e/ou negociações de imagens cristalizadas e discursos estabelecidos e/ou contestadores na série. O percurso metodológico parte de reflexões a partir de mediações na circulação recente da série; em seguida, passa à identificação e discussão de representações de gênero e sentidos de feminismo em episódios representativos da trajetória de Elaine. Como resultado, observa-se a dialogização de posições semântico-axiológicas que expressam expectativas quanto a performances de gênero tradicionais, em um processo que tanto potencializa quanto domestica sentidos de feminismo, evidenciando limites próprios aos chamados feminismos midiáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Garcia, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Design de Hipermídia (lato sensu) pela Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: prokiko@gmail.com.

Nara Lya Cabral Scabin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP) e da Metacrítica – Rede de Pesquisa em Cultura Midiática.

Maria Ignes Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). E-mail: unsigster@gmail.com.

Downloads

Publicado

03-01-2024

Como Citar

GARCIA, Francisco Gabriel; SCABIN, Nara Lya Cabral; CARLOS MAGNO, Maria Ignes. Feminismos midiáticos e representações negociadas na construção da personagem Elaine Benes, da sitcom Seinfeld. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023022, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5274. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5274. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS