Feminismos midiáticos e representações negociadas na construção da personagem Elaine Benes, da sitcom Seinfeld
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5274Palavras-chave:
feminismos midiáticos, sitcom, SeinfeldResumo
O artigo busca compreender as formas pelas quais se constroem representações de gênero na sitcom Seinfeld, com foco no caso de Elaine Benes, única mulher entre os personagens principais. Indaga-se sobre as possíveis articulações, tensionamentos e/ou negociações de imagens cristalizadas e discursos estabelecidos e/ou contestadores na série. O percurso metodológico parte de reflexões a partir de mediações na circulação recente da série; em seguida, passa à identificação e discussão de representações de gênero e sentidos de feminismo em episódios representativos da trajetória de Elaine. Como resultado, observa-se a dialogização de posições semântico-axiológicas que expressam expectativas quanto a performances de gênero tradicionais, em um processo que tanto potencializa quanto domestica sentidos de feminismo, evidenciando limites próprios aos chamados feminismos midiáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.