Feminismos midiáticos e representações negociadas na construção da personagem Elaine Benes, da sitcom Seinfeld

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5274

Palavras-chave:

feminismos midiáticos, sitcom, Seinfeld

Resumo

O artigo busca compreender as formas pelas quais se constroem representações de gênero na sitcom Seinfeld, com foco no caso de Elaine Benes, única mulher entre os personagens principais. Indaga-se sobre as possíveis articulações, tensionamentos e/ou negociações de imagens cristalizadas e discursos estabelecidos e/ou contestadores na série. O percurso metodológico parte de reflexões a partir de mediações na circulação recente da série; em seguida, passa à identificação e discussão de representações de gênero e sentidos de feminismo em episódios representativos da trajetória de Elaine. Como resultado, observa-se a dialogização de posições semântico-axiológicas que expressam expectativas quanto a performances de gênero tradicionais, em um processo que tanto potencializa quanto domestica sentidos de feminismo, evidenciando limites próprios aos chamados feminismos midiáticos.

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Biografia do Autor

Francisco Gabriel Garcia, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Design de Hipermídia (lato sensu) pela Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: prokiko@gmail.com.

Nara Lya Cabral Scabin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, vinculado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); e integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP) e da Metacrítica – Rede de Pesquisa em Cultura Midiática.

Maria Ignes Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). E-mail: unsigster@gmail.com.

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Publicado

03-01-2024

Como Citar

GARCIA, Francisco Gabriel; SCABIN, Nara Lya Cabral; CARLOS MAGNO, Maria Ignes. Feminismos midiáticos e representações negociadas na construção da personagem Elaine Benes, da sitcom Seinfeld. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023022, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5274. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5274. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS