Em busca da genealogia da publicidade de causa
revendo e repensando os conceitos de publicidade e propaganda
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5298Palavras-chave:
publicidade e propaganda, publicidade de causa, consumoResumo
Este artigo parte do questionamento acerca da origem e da natureza do que hoje se chama “publicidade de causa”, que consiste na combinação de interesses privados comerciais com pautas públicas sociais. Nosso objetivo é fazer um resgate das origens dessa modalidade publicitária, não a partir da sua materialidade expressiva, buscando peças antigas, por exemplo; mas procurando encontrar as raízes dessa relação na publicidade entre público e privado, entre cidadania e consumo. Trata-se de trabalho teórico, baseado em revisão bibliográfica e reflexão argumentativa, que procura oferecer contribuição ao entendimento dos limites e das potências da comunicação publicitária diante de um contexto político e social que demanda cada vez mais a participação efetiva de empresas e marcas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














