Em busca da genealogia da publicidade de causa
revendo e repensando os conceitos de publicidade e propaganda
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5298Palavras-chave:
publicidade e propaganda, publicidade de causa, consumoResumo
Este artigo parte do questionamento acerca da origem e da natureza do que hoje se chama “publicidade de causa”, que consiste na combinação de interesses privados comerciais com pautas públicas sociais. Nosso objetivo é fazer um resgate das origens dessa modalidade publicitária, não a partir da sua materialidade expressiva, buscando peças antigas, por exemplo; mas procurando encontrar as raízes dessa relação na publicidade entre público e privado, entre cidadania e consumo. Trata-se de trabalho teórico, baseado em revisão bibliográfica e reflexão argumentativa, que procura oferecer contribuição ao entendimento dos limites e das potências da comunicação publicitária diante de um contexto político e social que demanda cada vez mais a participação efetiva de empresas e marcas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.