Em busca da genealogia da publicidade de causa

revendo e repensando os conceitos de publicidade e propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5298

Palavras-chave:

publicidade e propaganda, publicidade de causa, consumo

Resumo

Este artigo parte do questionamento acerca da origem e da natureza do que hoje se chama “publicidade de causa”, que consiste na combinação de interesses privados comerciais com pautas públicas sociais. Nosso objetivo é fazer um resgate das origens dessa modalidade publicitária, não a partir da sua materialidade expressiva, buscando peças antigas, por exemplo; mas procurando encontrar as raízes dessa relação na publicidade entre público e privado, entre cidadania e consumo. Trata-se de trabalho teórico, baseado em revisão bibliográfica e reflexão argumentativa, que procura oferecer contribuição ao entendimento dos limites e das potências da comunicação publicitária diante de um contexto político e social que demanda cada vez mais a participação efetiva de empresas e marcas.

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Biografia do Autor

Bruno Pompeu, Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP

Doutor em Ciências da Comunicação, com foco em consumo e usos midiáticos, pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Mestre em Ciências da Comunicação, com foco em intefaces sociais da comunicação, pela mesma instituição. Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

POMPEU, Bruno. Em busca da genealogia da publicidade de causa: revendo e repensando os conceitos de publicidade e propaganda. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023023, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5298. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5298. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS