Reflexões sobre aspectos da produção da série Heartstopper

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5305

Palavras-chave:

audiovisual, adaptação, LGBTQIAP+.

Resumo

Heartstopper é uma série que explora a relação entre Nick e Charlie, além de como eles e demais personagens adolescentes lidam com suas sexualidades. Então como pensar a produção audiovisual em um contexto que lida com novas formas de interação ao mesmo tempo que precisa diversificar a representação das diferenças? O objetivo do artigo é relacionar aspectos de produção na obra, através de uma pesquisa bibliográfica em diálogo com a perspectiva do circuito de cultura de Richard Johnson, para assim refletir sobre os fatores de adaptação, e como a presença de um elenco diverso produz efeitos importantes para a representação das diferenças em comunidades interpretativas, favorecendo o diálogo com os processos de interação e novas formas de recepção e leitura que podem surgir diante da concepção respeitosa de como a relação homoafetiva é retratada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Oliveira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso, Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente é Técnico de Laboratório de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados onde desenvolve pesquisa na área de Artes, com ênfase em Teatro e Audiovisual.

Andréa Ferraz Fernandez, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutora em Ergonomia da Informação pela Universitat Politécnica de Catalunya, Espanha. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.  

João Ernesto Pelissari Candido, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar pela Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Licenciatura em Sociologia, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Pedagogia pelo Unar - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson. 

Downloads

Publicado

16-05-2024

Como Citar

SILVA, Vinícius Oliveira; FERNANDEZ, Andréa Ferraz; CANDIDO, João Ernesto Pelissari. Reflexões sobre aspectos da produção da série Heartstopper . Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024002, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5305. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5305. Acesso em: 18 jun. 2024.