A função social do jornalismo, hegemonia e crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5312

Palavras-chave:

jornalismo, hegemonia, crise

Resumo

Este trabalho aborda o debate relacionado aos valores que definem a prática do jornalismo e de que forma essa atuação se relaciona com interesse público tendo como principal fundamentação as análises e discussões travadas a partir dos estudos e contribuições de Adelmo Genro Filho. O objetivo é apontar como a mídia se comporta enquanto mediadora dos interesses sociais, sendo ela um dos dispositivos responsáveis pela reprodução da ordem capitalista. O embasamento vai contribuir com a discussão em torno da crise do jornalismo e ressaltar quais alternativas estão sendo apontadas para mostrar o papel social do jornalismo na produção de sentidos enquanto agente transformador por meio do conhecimento produzido e, sobretudo, levantar questões relacionadas aos mecanismos adotados para manter relevância, credibilidade e importância no âmbito social.

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Biografia do Autor

  • Isaac de Sousa Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Formado em Jornalismo, mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Repórter multiplataformas com passagens nos jornais impressos A Tribuna, A Gazeta e Notícia Agora; repórter do site A Gazeta, noticiarista e repórter da Rádio CBN Vitória. Atualmente, repórter da TV Gazeta Norte, em Linhares. Experiência com assessoria de imprensa governamental e de campanha eleitoral.

       
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Professor adjunto do curso de Comunicação Social/Jornalismo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente é Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR, 2021-2023) em segundo mandato. Com pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Comunicação Midiática pela Unesp (2006) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo também pela Unesp (2003). É pesquisador do Observatório da Mídia (Ufes), do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis (Ufes) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (ECA-USP). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e ética do jornalismo, mídia, trabalho, comunicação alternativa, ideologia, produção de sentido, marxismo e movimentos sociais. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A função social do jornalismo, hegemonia e crise. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 11, n. 24, p. e023024, 2023. DOI: 10.22484/2318-5694.2023v11id5312. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5312. Acesso em: 13 dez. 2025.