A função social do jornalismo, hegemonia e crise
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2023v11id5312Palavras-chave:
jornalismo, hegemonia, criseResumo
Este trabalho aborda o debate relacionado aos valores que definem a prática do jornalismo e de que forma essa atuação se relaciona com interesse público tendo como principal fundamentação as análises e discussões travadas a partir dos estudos e contribuições de Adelmo Genro Filho. O objetivo é apontar como a mídia se comporta enquanto mediadora dos interesses sociais, sendo ela um dos dispositivos responsáveis pela reprodução da ordem capitalista. O embasamento vai contribuir com a discussão em torno da crise do jornalismo e ressaltar quais alternativas estão sendo apontadas para mostrar o papel social do jornalismo na produção de sentidos enquanto agente transformador por meio do conhecimento produzido e, sobretudo, levantar questões relacionadas aos mecanismos adotados para manter relevância, credibilidade e importância no âmbito social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.