Os negros, e as mulheres negras, na publicidade nacional

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5322

Palavras-chave:

Negros e mulheres negras, publicidade, racismo

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a presença dos negros e das mulheres negras na publicidade nacional. Reúne trabalhos acadêmicos identificados nas plataformas SciELO, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Google Scholar, a partir de descritores como “raça”, “racismo”, “mulher negra” e “publicidade”. Além da sistematização dos trabalhos encontrados, de caráter não exaustivo, o artigo apresenta o resultado da dissertação da autora sobre a temática, contribuindo para a discussão acerca do tema. Pesquisas recentes apontam para uma melhora na presença dos negros e das mulheres negras na publicidade nacional, mas ainda aquém do desejado nos aspectos quantitativo e qualitativo. Há indícios da permanência de estereótipos, como o do atleta e da mulher negra como o outro em relação ao branco, visto como universal. Este trabalho se justifica levando-se em consideração a importância da publicidade para além do seu caráter utilitarista. Ela funciona como código do consumo e atua como uma importante janela de acesso ao imaginário coletivo e à maneira como a sociedade se organiza. Estereótipos e imagens de controle que recaem sobre negras e negros contribuem para normalizar o racismo e justificar a distribuição desigual de bens e poder.

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Biografia do Autor

Ana Gabriela Oliveira Lima, Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Ufes

Mestre em Comunicação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com período de mobilidade acadêmica na Justus Liebig Universität Giessen (JLU). Passou em primeiro lugar geral no processo seletivo do PósCom-Ufes. Aluna de pós-graduação em Jornalismo de Dados pela PUC Minas. Especialista em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Literatura pela Faculdade Metropolitana. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), com período de mobilidade acadêmica na Universidad Mayor, no Chile, e na Hochschule für Bildende Künste Braunschweig, na Alemanha. Desenvolveu pesquisa acadêmica como bolsista no projeto "Os impasses na consolidação de uma grande imprensa em Minas Gerais", financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Tem principal interesse nos seguintes temas: jornalismo literário, direitos humanos, artes e representação. 

Flávia Mayer dos Santos, Professora doutora da Ufes

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFES e especialização em Marketing Empresarial. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Tem como foco de pesquisa, principalmente, os seguintes temas: consumo, publicidade, semiótica, cidade e educação. Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Semiótica (UFES/CNPq) e membro do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS (PUC/SP, USP e CNRS de Paris). E-mail: flavia.mayer@uol.com.br

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, Ana Gabriela; MAYER DOS SANTOS, Flávia. Os negros, e as mulheres negras, na publicidade nacional: uma revisão de literatura. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024004, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5322. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5322. Acesso em: 2 dez. 2024.