Os negros, e as mulheres negras, na publicidade nacional
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5322Palavras-chave:
Negros e mulheres negras, publicidade, racismoResumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a presença dos negros e das mulheres negras na publicidade nacional. Reúne trabalhos acadêmicos identificados nas plataformas SciELO, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Google Scholar, a partir de descritores como “raça”, “racismo”, “mulher negra” e “publicidade”. Além da sistematização dos trabalhos encontrados, de caráter não exaustivo, o artigo apresenta o resultado da dissertação da autora sobre a temática, contribuindo para a discussão acerca do tema. Pesquisas recentes apontam para uma melhora na presença dos negros e das mulheres negras na publicidade nacional, mas ainda aquém do desejado nos aspectos quantitativo e qualitativo. Há indícios da permanência de estereótipos, como o do atleta e da mulher negra como o outro em relação ao branco, visto como universal. Este trabalho se justifica levando-se em consideração a importância da publicidade para além do seu caráter utilitarista. Ela funciona como código do consumo e atua como uma importante janela de acesso ao imaginário coletivo e à maneira como a sociedade se organiza. Estereótipos e imagens de controle que recaem sobre negras e negros contribuem para normalizar o racismo e justificar a distribuição desigual de bens e poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.