Cultura do vinil como cultura de memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5409

Palavras-chave:

cultura do vinil, cultura de memória, capa de disco.

Resumo

Cultura do vinil é um sistema que envolve artistas, grupos comerciais, público e mídias articulados em torno do disco de vinil, sua capa e séries de releituras estéticas. Ligada a uma tecnologia analógica não hegemônica, essa cultura é marcada por vínculos específicos com o passado. Este artigo pretende discutir os índices de memória presentes na cultura do vinil. A partir das noções de sistema, dispositivo e conceitos da semiótica da cultura, indicam-se quatro índices de memória: noções de autenticidade e originalidade; materialidade do vinil e da capa; aspectos de nostalgia ligados à tecnologia; e reconstruções ou releituras midiatizadas das capas em objetos, sites, exposições, memes e performances.

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Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica também pela PUC-SP e pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP. Atualmente, é vice-presidente da seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL), gestão 2022-2024. 

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

VARGAS, Herom. Cultura do vinil como cultura de memória. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024006, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5409. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5409. Acesso em: 2 dez. 2024.