Plataformização do jornalismo, governança do Facebook e suas controvérsias no primeiro ano da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5417Palavras-chave:
plataformização do jornalismo, governança, FacebookResumo
Este artigo busca analisar a plataformização do jornalismo, a governança do Facebook e suas controvérsias no primeiro ano da pandemia da Covid-19, por meio de revisão teórica e cartografia das controvérsias dos discursos oficiais, comparando-os com a prática de governança do Facebook em 2020, quando a plataforma foi a mais usada pelos brasileiros para se informar, segundo a Digital News Report 2020. Desde janeiro de 2020, o Facebook remove publicações falsas sobre a Covid-19, mas o esforço da plataforma esbarra em parcerias controversas, como a com o Ministério da Saúde do Brasil, que promoveu o kit Covid-19. O então presidente do Brasil Jair Bolsonaro teve postagem apagada pela plataforma. Mesmo assim, parceria entre Facebook e Ministério da Saúde foi mantida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.