Rituais de bagunça e organização da casa midiatizados pelas lógicas do consumo e da saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5452

Palavras-chave:

depression cleaning, depression room, rituais de consumo.

Resumo

O texto apresenta os resultados parciais da pesquisa Não repara a bagunça, que tem o objetivo de compreender a construção de significados relacionados a organização da casa e a saúde mental, atravessados pelas lógicas algorítmicas das redes sociais. O corpus é composto pela seleção de vídeos mais visualizados com as hashtags #depressioncleaning e #depressionroom no TikTok. O entrelaçamento do referencial teórico sobre os rituais de consumo e cultura da participação permitiu a construção de um protocolo de análise que favoreceu a interpretação qualitativa dos significados que levam por um lado ao acolhimento, mas por outro, a espetacularização da depressão associada as lógicas expressivas da ecologia publicitária que instauram rituais de consumo midiatizados favorecendo a circulação autocentrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Ferraz da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Semiótica Psicanal´ítica - Clínica da Cultura - pela Pontifícia Universidade Católica. Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Maria Clotilde Perez Rodrigues , Universidade de São Paulo - USP

Possui mestrado em Administração de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University. Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina. Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA - USP. Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP.

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

SILVA, Carolina Ferraz da; RODRIGUES , Maria Clotilde Perez. Rituais de bagunça e organização da casa midiatizados pelas lógicas do consumo e da saúde mental. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024009, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5452. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5452. Acesso em: 17 nov. 2024.