Representações de gênero no reposicionamento da revista Claudia

feminilidades, identidades e corpos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5473

Palavras-chave:

Revista Claudia, Análise do discurso, Gênero

Resumo

Em 2017, a revista Claudia lança o reposicionamento da marca com a campanha #EuTenhoDireito. Neste artigo, objetivamos identificar e analisar as principais temáticas entendidas pela revista Claudia como pertencentes ao universo feminino e os modos pelos quais são realizadas as construções identitárias e projetadas as representações sociais relacionadas às mulheres, sobretudo em um contexto de reposicionamento. Com cinco edições, mobilizamos os imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2011; 2017) como repertório teórico-metodológico de investigação. Como resultados, a centralidade do corpo na capa é retomada nas matérias, assim como, discursivamente, maternidade, trabalho, beleza e relacionamentos são destaques. Com isso, Claudia recai em representações sociais cristalizadas na cultura. Por outro lado, a implementação de #EuTenhoDireito acentua abordagens sobre feminismos e direitos das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença.

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université Paris-Est Créteil, na França. Mestre também em Estudos Linguísticos pelo POSLIN/UFMG e graduada em Comunicação Social Jornalismo pela UFV. Realizou Pós-Doutorado em Mídia e Estudos de Gênero na Lancaster University, na Inglaterra. É co-líder do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença e coordenadora do NIEG - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da UFV. Representa a UFV no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Viçosa-MG.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

JOÃO VIEIRA FILHO, Maurício; RAMALHO PROCÓPIO, Mariana. Representações de gênero no reposicionamento da revista Claudia : feminilidades, identidades e corpos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024023, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5473. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5473. Acesso em: 21 jan. 2025.