Representações de gênero no reposicionamento da revista Claudia
feminilidades, identidades e corpos
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5473Palavras-chave:
Revista Claudia, Análise do discurso, GêneroResumo
Em 2017, a revista Claudia lança o reposicionamento da marca com a campanha #EuTenhoDireito. Neste artigo, objetivamos identificar e analisar as principais temáticas entendidas pela revista Claudia como pertencentes ao universo feminino e os modos pelos quais são realizadas as construções identitárias e projetadas as representações sociais relacionadas às mulheres, sobretudo em um contexto de reposicionamento. Com cinco edições, mobilizamos os imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2011; 2017) como repertório teórico-metodológico de investigação. Como resultados, a centralidade do corpo na capa é retomada nas matérias, assim como, discursivamente, maternidade, trabalho, beleza e relacionamentos são destaques. Com isso, Claudia recai em representações sociais cristalizadas na cultura. Por outro lado, a implementação de #EuTenhoDireito acentua abordagens sobre feminismos e direitos das mulheres.
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