Em busca de diversidade na Inteligência Artificial
caminhos para a criação científica e artística
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5505Palavras-chave:
machine learning, processos de criação, tecnodiversidadeResumo
Processos de criação têm relação intrínseca com o desenvolvimento de mecanismos e técnicas. O artigo examina a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e a criação nas artes visuais e nas ciências, destacando a importância da diversidade para superar desigualdades digitais e abordando questões como acesso e relevância das ferramentas de IA, seu potencial disruptivo e a compreensão dos processos criativos em um contexto no qual as barreiras entre influência e referência são tênues. É necessário desenvolver ferramentas de IA promovendo a tecnodiversidade para evitar a homogeneização imposta pelas big techs, bem como para ultrapassar os estereótipos e vieses embutidos nos dados utilizados para treinamento dessas ferramentas. A discussão inclui os desafios éticos e socioeconômicos da IA nos contextos artísticos e científicos, a necessidade de uma abordagem inclusiva e a urgência de regulamentações que garantam acesso equitativo às tecnologias de IA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.