Comportamento do consumidor de jogos eletrônicos das gerações X, Y e Z

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5538

Palavras-chave:

jogos eletrônicos, comportamento do consumidor, gerações.

Resumo

A indústria de jogos eletrônicos representa um fenômeno cultural, atualmente. Este estudo busca compreender o comportamento dos consumidores de jogos eletrônicos das gerações X, Y e Z, a fim de identificar padrões e divergências sobre hábitos de consumo, grau de importância dos aspectos técnicos e experiências, e perspectivas do mercado. Trata-se de abordagem quantitativa com aplicação de questionário estruturado e estatística descritiva, contemplando 118 respondentes. Os resultados apontaram que as gerações X e Y preferem jogar em consoles, enquanto a geração Z escolhe dispositivos móveis e PCs. Ainda, os jogadores são bastante sensíveis ao preço e os jogos de ação são os preferidos, assim como as redes sociais YouTube e Twitch são as mais utilizadas para se obter informações. 

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Biografia do Autor

  • Ian Duque Zambaldi, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração da UFES.

  • Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Universidade Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM  e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e doutorado em Educação, na UFES. É pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da ESPM SP. Professora do Departamento de Administração da UFES, atuando no PPGADM e na graduação em Administração, com dedicação exclusiva. 

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Publicado

18-10-2024

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Comportamento do consumidor de jogos eletrônicos das gerações X, Y e Z. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024008, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5538. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5538. Acesso em: 15 dez. 2025.