Inteligência Artificial, avaliação, competência e aprendizagem adaptativa

um estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5587

Palavras-chave:

competência, prática pedagógica, inteligência artificial

Resumo

A digitalização e a midiatização da vida têm trazido benefícios e desafios para as pessoas, de maneira geral, e especificamente, para os educadores. Junta-se a esses desafios o uso de Inteligência Artificial (IA), nos ambientes corporativos e educacionais. Este artigo tem esse contexto como panorama e procura responder à questão:  como a integração da IA, na prática pedagógica, é descrita na produção acadêmica brasileira no período de 2004-2024? O objetivo geral foi refletir sobre as implicações da integração da IA na prática pedagógica. O arcabouço teórico trata de educação, em Charlot; prática pedagógica, segundo Zabala; avaliação, conforme Moretto; competência, em Perrenoud e IA, segundo Pscheidt. Para o estado da questão foram localizados 164 trabalhos, dos quais 20 artigos foram selecionados e analisados. Os resultados apresentaram duas perspectivas da IA na educação: uma como ferramenta para os processos de avaliação e aprendizagem personalizada e outra avaliando sua repercussão na profissão docente. A relevância deste estudo parte da necessidade de compreender como uma inovação, neste caso, a IA, pode (ou não) contribuir para o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento da competência. As considerações finais apontam para necessidade de maior compreensão da IA no contexto educacional para além da perspectiva utilitarista e para a falta de estudos sobre atividades práticas envolvendo a nova tecnologia e seus impactos na aprendizagem e na avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aléxia Roche, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba.

Cristiane Sales Pires, IFSP Sorocaba

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade de Sorocaba.

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e do Programa de pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba. 

Downloads

Publicado

12-12-2024

Como Citar

ROCHE, Aléxia; SALES PIRES, Cristiane; DE ALMEIDA PIMENTA, Maria Alzira. Inteligência Artificial, avaliação, competência e aprendizagem adaptativa: um estado da questão. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 12, n. 25, p. e024014, 2024. DOI: 10.22484/2318-5694.2024v12id5587. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5587. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Inteligência Artificial