Inteligência Artificial, avaliação, competência e aprendizagem adaptativa
um estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5587Palavras-chave:
competência, prática pedagógica, inteligência artificialResumo
A digitalização e a midiatização da vida têm trazido benefícios e desafios para as pessoas, de maneira geral, e especificamente, para os educadores. Junta-se a esses desafios o uso de Inteligência Artificial (IA), nos ambientes corporativos e educacionais. Este artigo tem esse contexto como panorama e procura responder à questão: como a integração da IA, na prática pedagógica, é descrita na produção acadêmica brasileira no período de 2004-2024? O objetivo geral foi refletir sobre as implicações da integração da IA na prática pedagógica. O arcabouço teórico trata de educação, em Charlot; prática pedagógica, segundo Zabala; avaliação, conforme Moretto; competência, em Perrenoud e IA, segundo Pscheidt. Para o estado da questão foram localizados 164 trabalhos, dos quais 20 artigos foram selecionados e analisados. Os resultados apresentaram duas perspectivas da IA na educação: uma como ferramenta para os processos de avaliação e aprendizagem personalizada e outra avaliando sua repercussão na profissão docente. A relevância deste estudo parte da necessidade de compreender como uma inovação, neste caso, a IA, pode (ou não) contribuir para o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento da competência. As considerações finais apontam para necessidade de maior compreensão da IA no contexto educacional para além da perspectiva utilitarista e para a falta de estudos sobre atividades práticas envolvendo a nova tecnologia e seus impactos na aprendizagem e na avaliação.
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