Narrativas sobre ciência e seus efeitos de sentido
o canal de YouTube Olá, Ciência!
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5656Palavras-chave:
análise da narrativa, audiovisual on-line, narrativas sobre ciênciaResumo
O artigo discute o Olá, Ciência!, um canal de YouTube que elabora narrativas sobre conceitos da biomedicina, construindo seus enredos mediante informações apropriadas dos problemas caros à disciplina. Tal análise recorre à abordagem greimasiana sobre o problema de efeitos de sentido, apropriando-se, como questões essenciais, dos conceitos de semema, núcleo sêmico e semas contextuais. A discussão apresenta a estrutura que ordena o universo semântico manifestado em tais episódios, na intenção de perceber em que termos se constrói sua unidade. Como resultado, identifica-se um conjunto de semas que se desdobra em torno da ação humana em contraponto aos riscos da natureza, e que se esclarece a fim de demonstrar seus benefícios ou que se corrige com o intuito de corrigir falsificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














