Comunicação e cultura

a gastronomia como patrimônio cultural e a circulação de bens simbólicos no festival de Zalala em Moçambique sob a perspectiva dos estudos culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5787

Palavras-chave:

comunicação, cultura, gastronomia

Resumo

Desde as décadas de 1940/1950, os estudos em comunicação vêm se dedicando a compreender como ocorre o consumo de bens simbólicos pelas massas, seja por meio da industrialização, seja pelos veículos de comunicação de massa, que muitas vezes atuavam como reprodutores de valores dominantes. No entanto, com o advento dos Estudos Culturais, observa-se um deslocamento teórico da ideia de “reprodução” para a de produção de significados culturais, sobretudo nas classes trabalhadoras e populares. Assim, ancorados nessa perspectiva, que reconhece a agência cultural das classes populares, propomo-nos a analisar o Festival de Zalala. Nesse sentido, este texto tem como objetivo discutir como a comunicação, sob a ótica dos Estudos Culturais, pode alavancar e visibilizar a produção cultural presente no Festival de Zalala, no contexto moçambicano. Para tanto, realizamos uma análise de conteúdo com recorte na gastronomia, um dos elementos mais apreciados do festival, que ocorre anualmente na província da Zambézia, região centro de Moçambique.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Farida Rabia Sequeteiro , Universidade Federal de Santa Maria

    Moçambicana; graduada em jornalismo e mestre em comunicação empresarial e corporativa e doutoranda em Comunicação Midiática na linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas na Universidade federal de Santa Maria; Programa de pós-graduação em integrante do Grupo de pesquisa de Estudos Culturais e Audiovisualidades.

  • Flavi Ferreira Libôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

    Brasileiro; Pesquisador Bolsista do CNPq, nível 2, Doutor em Comunicação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria; Coordenador do grupo de pesquisa de Estudos Culturais e Audiovisualidades; Pró-reitor de Extensão na UFSM.

Downloads

Publicado

05-12-2025

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Comunicação e cultura : a gastronomia como patrimônio cultural e a circulação de bens simbólicos no festival de Zalala em Moçambique sob a perspectiva dos estudos culturais. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 13, n. 26, p. e025008, 2025. DOI: 10.22484/2318-5694.2025v13id5787. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5787. Acesso em: 15 dez. 2025.