A Lenda do Changeling subvertida

uma análise de You not Mother (2021), de Kate Dolan, a luz do Folk Horror e Irlandesidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5794

Palavras-chave:

changeling, folk horror, Irlanda

Resumo

O subgênero folk horror pode ser entendido como narrativas folclóricas aplicadas no contexto do terror. Ou seja, é um que acolhe determinadas lendas e mitos para a criação de uma atmosfera que privilegia superstições, o espaço natural e o folclore enquanto ferramentas capazes de causar temor. No caso do cinema irlandês, lendas celtas emergem como fruto da capacidade imaginativa do país. Na Irlanda, que possui uma construção pautada na ancestralidade celta, figuras como o changeling emergem em uma nação que, apesar de suas influências católicas, permite outros tipos de crenças ditas pagãs. Na lenda do changeling, quando nasce uma criança bela, as fadas se organizam para sequestrá-la a fim de embelezar sua raça. Em troca, as criaturas deixam uma prole de uma fada no lugar da criança, gerando situações desagradáveis para a família humana. Nesse sentido, filmes irlandeses podem refletir esse contexto, como no caso de You Are Not My Mother (2021), de Kate Dolan, que conta a história de mãe e filha que são assoladas pelo changeling. No filme de Dolan, contudo, a lenda é subvertida, uma vez que as fadas sequestram a mãe, resultando em desconforto para a filha que busca resolver a situação. Assim, o presente artigo busca analisar You Are Not My Mother a partir das óticas da construção folclórica e religiosa da Irlanda e como Dolan explora a subversão da lenda do changeling através do subgênero folk horror. A metodologia selecionada é a análise de conteúdo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sanio Santos da Silva

    Professor assistente da área de língua inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas no Departamento de Ciências Humanas Campus I da Universidade do Estado da Bahia. Possui mestrado e doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduação em Língua Estrangeira - Inglês pela mesma instituição. É graduado em Psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS) e especialista em Gestalt-Terapia pelo Instituto de Gestalt-Terapia da Bahia (IGTBa). É líder do VOLTA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cinema Irlandês Contemporâneo. Atualmente, dedica-se a investigações sobre a cinematografia irlandesa contemporânea e as interfaces entre literaturas e o ensino de língua inglesa.

  • Lauren Lima, Universidade Federal da Bahia

    CASO O ARTIGO SEJA APROVADO, PEDIR PARA AUTORA ATUALIZAR A INFORMAÇÃO, VAI COMEÇAR O MESTRADO EM SETEMBRO 2025. Graduando em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e participante do grupo VOLTA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cinema Irlandês Contemporâneo, orientando pelo professor Dr. Sanio Santos da Silva. É PIBIC voluntário pelo mesmo grupo, onde pesquisa sobre cinema irlandês, folk horror, a lenda do changeling e som no cinema de terror. É também professor bolsista do NUPEL - Núcleo Permanente De Extensão Em Letras, na UFBA.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A Lenda do Changeling subvertida: uma análise de You not Mother (2021), de Kate Dolan, a luz do Folk Horror e Irlandesidade. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 13, n. 26, p. e025010, 2025. DOI: 10.22484/2318-5694.2025v13id5794. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5794. Acesso em: 2 jan. 2026.