O papel do showrunner na ficção brasileira
uma análise de "A sala de roteiro (2025)"
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5911Palavras-chave:
estudos de televisão, ficção televisiva seriada, séries de streamingResumo
Este texto é uma resenha crítica do livro A sala de roteiro (Editora Fi, 2025), quarto volume da coleção “Enredo”, coordenado por Simone Maria Rocha e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa COMCULT (UFMG). A resenha apresenta a obra e seu contexto, sintetizando os argumentos do livro sobre o processo de criação de séries na era do streaming. O foco da análise, destacada na resenha, é a explicação sobre o modelo de trabalho colaborativo da sala de roteiro e a definição do papel do showrunner, bem como os desafios de sua implementação no mercado audiovisual brasileiro. Adicionalmente, o texto oferece uma análise crítica que elogia o viés prático da publicação e conclui com uma recomendação de leitura para estudantes, pesquisadores e, em especial, para roteiristas e profissionais do setor.
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Copyright (c) 2025 João Paulo Hergesel

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