Concreto e natureza

a comunicação de resistência do movimento justiça climática pela preservação do Rio Sorocaba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2026v14id5930

Palavras-chave:

folkcomunicação, resistência, movimento justiça climática

Resumo

Inspirado no tema de Geografias da Comunicação e em práticas decoloniais, este trabalho investiga como o Movimento Justiça Climática (MJC) se comunica com os moradores de Sorocaba e em que medida suas manifestações podem ser compreendidas a partir da Folkcomunicação. O objetivo é compreender as estratégias de comunicação apresentadas nas manifestações do movimento, analisando a relação histórica entre Sorocaba e seu rio e a articulação do Movimento Justiça Climática na cidade e suas estratégias comunicacionais. Como metodologia, utiliza levantamento bibliográfico e etnografia na cidade para a observação do movimento em duas manifestações, entre outubro de 2024 e abril de 2025. Observa-se que o MJC articula elementos dos gêneros folkcomunicacionais: oral, visual e cinético, mobilizando expressões culturais populares como práticas de resistência e disputa simbólica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Sallum Nicoletti, Universidade de Sorocaba

    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, atualmente é mestranda com bolsa no Projeto Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (Uniso/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba São Paulo, Brasil. Na área acadêmica, participou de eventos nacionais e internacionais e publicou artigo científico em revista Qualis A2. Também integra o Grupo de Pesquisa em Mídias, Dominação e Resistência (CNPq/Uniso). Atua na área de publicidade e propaganda com ênfase em escrita criativa e redação publicitária.

  • Thifani Postali, Universidade de Sorocaba,https://ror.org/02hnvfm11

    Doutora em Multimeios pela Unicamp e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba. Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Comunitária Uniso e nos cursos de graduação da mesma. Co-líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Dominação e Resistência (CNPq-Uniso) e integrante do grupo Internacional de Pesquisa Mídia, cidade e práticas socioculturais (CNPq -Uniso). Diretora regional Sudeste da Rede de Estudos e Pesquisa Folkcom.

     

Downloads

Publicado

20-10-2026

Edição

Seção

Dossiê | Geografias da Comunicação: atualizações no mundo contemporâneo da comunicação

Como Citar

Concreto e natureza: a comunicação de resistência do movimento justiça climática pela preservação do Rio Sorocaba. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 14, n. 27, p. e026016, 2026. DOI: 10.22484/2318-5694.2026v14id5930. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5930. Acesso em: 28 out. 2026.