Narrativa de viagem e conscienciologia no processo de afetivação no turismo
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2026v14id5969Palavras-chave:
turismo, autopesquisa, afetivaçõesResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar narrativas de viagem produzidas a partir do pressuposto epistemológico da Conscienciologia, com foco no processo de afetivação no turismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, orientada pela estratégia metodológica Cartografia dos Saberes. Em termos teóricos, a pesquisa se fundamenta em estudos do Turismo, de Subjetividade, Comunicação e Narrativas, mais especificamente. A investigação envolve a produção de narrativas, a partir de experiências vividas, considerando a implicação do sujeito pesquisador e o exercício da reflexividade na análise dos dados. Como resultados, percebem-se aspectos relacionados à afetivação e “com-versação” com pessoas e lugares, articulados a uma predisposição à paz interior, em um contexto de lazer e encontro com o ‘outro’. O estudo contribui para a compreensão do turismo como experiência relacional e comunicacional, na qual os encontros e as vivências operam como dispositivos de transformação e autoconhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Simone Maria Sandi, Maria Luiza Cardinale Baptista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.











