Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa

um guia prático para pesquisadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2026v14id6097

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa (IAG), Pesquisa, uso de IAG

Resumo

Esta resenha analisa a obra Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: um guia prático para pesquisadores, de Rafael Cardoso Sampaio, Marcelo Sabbatini e Ricardo Limongi. A obra discute do uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na pesquisa acadêmica, propondo princípios éticos e orientações para o seu uso crítico e responsável e suas implicações para a produção do conhecimento científico. Analisa-se os eixos estruturantes da obra com ênfase nos princípios da transparência, da integridade acadêmica, na responsabilidade humana e no respeito à propriedade intelectual. Conclui-se que a obra é um referencial significativo em contextos de formação de pesquisadores, contribuindo para a construção da cultura ética e responsável do uso da IAG no meio acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Claudete Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em: Tutoria em Educação a Distância; Design Educacional; Cultura Digital na Educação; Educação e Tecnologias Digitais EaD; Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação; Informática na Educação; Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Metodologia da Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação. Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Bahia. Com experiência como Professora Formadora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, possui experiência na área de Letras com conhecimentos sobre: multimodalidade,
    multiletramentos, leitura, alfabetização e letramento, formação continuada de Professores alfabetizadores. Atualmente aprofundando conhecimentos sobre Tecnologias aplicadas à Educação, Inteligência Artificial, Educação a Distância e Design educacional. 

Downloads

Publicado

11-02-2026

Edição

Seção

RESENHAS

Como Citar

Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: um guia prático para pesquisadores. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 14, n. 27, p. e026003, 2026. DOI: 10.22484/2318-5694.2026v14id6097. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/6097. Acesso em: 12 fev. 2026.