Reflexões sobre os povos vulneráveis como produtores de violência

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba - Uniso
Palavras-chave: Povos vulneráveis., Violência., Representações visuais midiáticas.

Resumo

Num contexto em que as populações vulneráveis são tema, este artigo traz a violência que se instala nesse universo como foco. O corpo esquartejado/decapitado representado nas artes plásticas pela Medusa, no cinema por ‘Le mélomane’ de Georges Méliès (1903) e no jornal Folha de S.Paulo por imagens da rebelião na prisão de Pedrinhas/MA, constitui o objeto desse artigo. Refletir sobre as formas subjetiva e simbólica da violência, a partir da tipologia instituída por Zizek, é nosso propósito. Para tanto, apresentam-se reflexões sobre o excluído ou o estranho enquanto produtor de violência, sobre a violência produtora do choque como mote das representações visuais que se fazem corpus. A importância deste artigo está na possibilidade de trazer à tona discussões sobre um fenômeno que permeia nosso cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Duas Cidade; Editora 34, 2013.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2013.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alan. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
SCOLESE, E. Presos filmam decapitados em penitência do Maranhão: veja vídeo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 07 jan. 2014. Cotidiano. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1394160-presos-filmam-decapitados-em-penitenciaria-no-maranhao-veja-video.shtml>.
ZIERER, Adriana. Simbologia da cabeça cortada entre os celtas e algumas analogias com o mito da górgona. PHOINIX, Rio de Janeiro, v.17, n. 1, p. 112-129, 2011.
ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.
Publicado
2017-02-15
Como Citar
SOUZA, L. C. P. DE. Reflexões sobre os povos vulneráveis como produtores de violência. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 42, n. 2, p. 365-374, 15 fev. 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##