A taxonomia deleuziana e a relações de gênero no filme "A Garota Dinamarquesa"

Autores

  • Luís Roberto Albano Bueno da Silva Universidade de Sorocaba
  • Georgia de Mattos Universidade de Sorocaba - UNISO

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2018v44n2p241-266

Resumo

O artigo tem como propósito realizar uma análise fílmica a partir da taxonomia de Deleuze, precisamente em seu estudo sobre imagem-movimento, que consiste em verificar na montagem de um determinado filme, os enquadramentos utilizados e analisar através de sua taxonomia (afecção, ação e percepção) os efeitos que esta causa num/a determinado/a espectador/a. O filme A Garota Dinamarquesa, por sua vez, retrata a história de Lili Elbe, uma das primeiras transexuais a se submeter à cirurgia de redesignação sexual, a partir disso, interessa-nos, além da análise fílmica, compreender as relações de gênero construídas no filme. Para isso, debruçamo-nos sobre os estudos queer, precisamente, em alguns conceitos de Judith Butler. Percebemos que as teorias apresentadas se fazem valer mais fortemente na passagem imagética da montagem do filme e enquadramento, ao mesmo tempo em que roteiro e fala são menos explícitos nesse aspecto.

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Publicado

29-01-2019

Como Citar

BUENO DA SILVA, Luís Roberto Albano; DE MATTOS, Georgia. A taxonomia deleuziana e a relações de gênero no filme "A Garota Dinamarquesa". Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 44, n. 2, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2018v44n2p241-266. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3367. Acesso em: 5 nov. 2024.