Democracia e ética em tempos de fake news

o twiteiro-presidente Jair Bolsonaro e as consequências para a socialização da informação no País

Palavras-chave: Comunicação, democracria, ética

Resumo

Trata-se de um estudo reflexivo sobre questões democráticas e éticas em um período de profusão noticiosa e até de agendamento de notícias falsas. Aborda-se como o atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal, utiliza a rede social Twitter para discutir, ou não, ética e democracia em um campo de narrativas jornalísticas contemporâneas. Objetiva-se analisar, destacar e mapear os tweets do presidente durante os seus três primeiros meses de governo e refletir o fenômeno. Através de uma análise de conteúdo e reflexões sobre as postagens do presidente, que também orgulha-se de utilizar a rede social para reverberar suas ideias e as ideias do governo, nota-se que diretamente pouco ele tem abordado questões sobre democracia em suas instâncias tradicionais e seus destaques sobre ética, sendo que em termos éticos consistem em achacar a mídia tradicional e profissionais de imprensa, fazendo que tenhamos um Governo mais pelas redes sociais que pelas vias tradicionais contemporâneas. O artigo também discute se isso é ou não uma nova estratégia de governo e o que depreenderia da democracia e ética, tidas como elementos que formam a conjuntura para o exercício do jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidade Estadual do Piauí

Pós-doutor em Comunicação, Região e Cidadania pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Comunicação Social pela UMESP, com estágio doutoral na Universidad de Málaga (Espanha). Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Professor, pesquisador, extensionista e diretor de Relações Internacionais da UESPI – Universidade Estadual do Piauí (em Teresina-PI). Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI. E-mails: orlandoberti@yahoo.com.br ou berti@uespi.br.

Sônia Maria dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Professora, pesquisadora e extensionista dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - da UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Jornalista e mestra em História do Brasil pela UFPI - Universidade Federal do Piauí.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luís Felipe. Comunicação e política: um campo em estudos e seus desdobramentos no Brasil. In: MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia (Orgs.). Mídia, representação e democracia. São Paulo: HUCITEC, 2010. p. 7-24.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BOLSONARO, Jair Messias. Entrevista concedida a Hanrrikson de Andrade e Gustavo Maia. Portal UOL, Rio de Janeiro, 1 nov. 2018. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/11/01/bolsonaro-relacao-com-imprensa-midias-sociais.htm. Acesso em: 1 dez. 2018.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e Oposição. São Paulo: Editora da USP, 1997.

FACEBOOK. Fan page de Jair Messias Bolsonaro. Disponível em: http://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro. Acesso em: 5 abr. 2019.

FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Índice de confiança da justiça brasileira. Disponível em: https://direitosp.fgv.br/publicacoes/icj-brasil. Acesso em: 4 abr. 2019.

GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. São Paulo: Ediouro, 2004.

HOBSBAWN, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

INSTAGRAM. Instagram de Jair Messias Bolsonaro. Disponível em: www.instagram.com/jairmessiasbolsonaro. Acesso em: 5 abr. 2019.

KARAM, Francisco José. A ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus, 2004.

KULA, Karoline. Carlsen Klartext: fake news. Hamburgo: Carlsen, 2017.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LIMA, Venício A. de. Mídia teoria e política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.

MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital. Salvador: Edições GJOL – Calandra, 2003.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.

NEGREIROS, Davys Sleman de. Mídia e política: a metamorfose do poder. 2010. Natal: Mneme Revista de Humanidades. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/165. Acesso em: 10 dez. 2018.

OBERLEITHNER, Hans. Fake news. An awesome story about the curse of discovery. Toronto: Kobo, 2019.

OLIVEIRA, Francisco. Periferia, subdesenvolvimento e radicalização anti-democrática. Palestra proferida no Projeto Fórum de Debates, em 2 de setembro de 1998. Teatro Florestan Fernandes, UFSCar, São Carlos – SP.

PALÁCIOS, Marcos Silva; PORTO, Cristiane de Magalhães. O lugar e o peso da autopublicação na internet e na cultura científica no Brasil. Revista da Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 53-74, 2012.

PSL – PARTIDO SOCIAL LIBERAL. Jair Bolsonaro: a verdade. Disponível em https://www.pslnacional.org.br/pagina/jair-messias-bolsonaro. Acesso em: 10 dez. 2018.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SARTORI, Giovanni. A teoria da democracia revisitada: o debate contemporâneo. São Paulo: Ática, 1994.

SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

SIBILIA, Paula. Os diários íntimos na internet e a crise da interioridade psicológica do sujeito. In: Congresso da Associação nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 12., 2002, Niterói. Anais... Niterói, 2003.

STYCER, Maurício. Bolsonaro volta a privilegiar a Record e dá exclusiva sobre convite a Moro. Disponível em: https://tvefamosos.uol.com.br/blog/mauriciostycer/2018/11/01/bolsonaro-volta-a-privilegiar-a-record-e-da-exclusiva-sobre-convite-a-moro/. Acesso em: 29 dez. 2018.

TWITTER. Twitter de Jair Messias Bolsonaro. Disponível em: https://twitter.com/jairbolsonaro. Acessos múltiplos entre: 2 fev. 2019 e 5 abr. 2019.

YOUTUBE. Canal de Jair Messias Bolsonaro no YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/user/jbolsonaro. Acesso em: 5 abr. 2019.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.

Publicado
2019-08-06
Como Citar
BERTI, O.; CARVALHO, S. Democracia e ética em tempos de fake news. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 45, n. 1, p. 129-144, 6 ago. 2019.