Democracia e ética em tempos de fake news

o tuiteiro-presidente Jair Bolsonaro e as consequências para a socialização da informação no País

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n1p129-144

Resumo

Trata-se de um estudo reflexivo sobre questões democráticas e éticas em um período de profusão noticiosa e até de agendamento de notícias falsas. Aborda-se como o atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal, utiliza a rede social Twitter para discutir, ou não, ética e democracia em um campo de narrativas jornalísticas contemporâneas. Objetiva-se analisar, destacar e mapear os tweets do presidente durante os seus três primeiros meses de governo e refletir o fenômeno. Através de uma análise de conteúdo e reflexões sobre as postagens do presidente, que também orgulha-se de utilizar a rede social para reverberar suas ideias e as ideias do governo, nota-se que diretamente pouco ele tem abordado questões sobre democracia em suas instâncias tradicionais e seus destaques sobre ética, sendo que em termos éticos consistem em achacar a mídia tradicional e profissionais de imprensa, fazendo que tenhamos um Governo mais pelas redes sociais que pelas vias tradicionais contemporâneas. O artigo também discute se isso é ou não uma nova estratégia de governo e o que depreenderia da democracia e ética, tidas como elementos que formam a conjuntura para o exercício do jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidade Estadual do Piauí

Pós-doutor em Comunicação, Região e Cidadania pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Comunicação Social pela UMESP, com estágio doutoral na Universidad de Málaga (Espanha). Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Professor, pesquisador, extensionista e diretor de Relações Internacionais da UESPI – Universidade Estadual do Piauí (em Teresina-PI). Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI. E-mails: orlandoberti@yahoo.com.br ou berti@uespi.br.

Sônia Maria dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Professora, pesquisadora e extensionista dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - da UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Jornalista e mestra em História do Brasil pela UFPI - Universidade Federal do Piauí.

Publicado

2019-08-06

Como Citar

BERTI, O. M. DE C.; CARVALHO, S. M. DOS S. Democracia e ética em tempos de fake news: o tuiteiro-presidente Jair Bolsonaro e as consequências para a socialização da informação no País. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 45, n. 1, 6 ago. 2019.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##