Mediações Comunicativas da Cultura Automotiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n2p409-427

Resumo

O propósito do presente artigo é dar maior dimensão epistemológica a uma pesquisa baseando-a na teoria barberiana da comunicação. Reunindo elementos de três mapas de mediações oferecidos por Jesús Martín-Barbero, os autores criam um mapa exclusivo para investigar o chamado jornalismo automotivo (especializado em veículos automotores), os automóveis e a mobilidade, ao qual dão o nome de Mediações Comunicativas da Cultura Automotiva. O projeto busca pistas para percorrer o caminho entre o mito da liberdade oferecida por um automóvel e o amplo conceito de mobilidade que se faz necessária dentro do parâmetro das grandes cidades que se pretendam sustentáveis e, em boa medida, já demandada pelo público.

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Biografia do Autor

Eugênio Bucci, USP

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Membro do Conselho Científico-Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz de São Paulo e do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), do Conselho Consultivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), do Conselho Consultivo do Programa de Comunicação e Jornalismo do Insper, do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta, do Conselhos Editoriais das revistas Interesse Nacional (ISSN 1982-8497) e Pesquisa Fapesp. Escreve quinzenalmente na página 2 do jornal "O Estado de S. Paulo". Foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), entre 2010 e 2014, onde dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial, de 2011 a 2013. Foi presidente da Radiobrás de 2003 a 2007. Na Editora Abril, foi diretor de redação das revistas Superinteressante e Quatro Rodas e Secretário Editorial. Ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente (2011), o Prêmio Excelência Jornalística 2011, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa (2013) pela Revista de Jornalismo ESPM, o Prêmio Tese Destaque USP(2017) como orientador da melhor tese de doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (O príncipe digital: estruturas de poder, liderança e hegemonia nas Redes Sociais, de Maíra Carneiro Bittencourt Maia). Foi o Jornalista Homenageado 2017 do Prêmio Especialistas - Negócios da Comunicação. Escreveu, entre outros livros, O Estado de Narciso (2015) e A Forma Bruta dos Protestos (2016), ambos pela Companhia das Letras.

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

QUINTANILHA, Sergio Robinson; BUCCI, Eugênio. Mediações Comunicativas da Cultura Automotiva. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 45, n. 2, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n2p409-427. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3739. Acesso em: 28 mar. 2024.

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