O Papel das Políticas de Fomento ao Setor Audiovisual e a Construção da Imagem da Cidade de São Paulo

o caso da Spcine

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n2p307-330

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as políticas de fomento ao setor audiovisual, em especial a atuação da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (SPCine). Utilizando-se do referencial teórico da Economia Política da Comunicação e da Economia Criativa, identifica-se que a proposta da Spcine busca fomentar o setor audiovisual na cidade de São Paulo, em especial a partir dos seus impactos econômicos e na promoção da cidade no circuito das cidades globais. Para tal, destaca-se brevemente a estruturação da política de fomento ao setor audiovisual desenvolvida no Brasil nas últimas décadas, bem como a atuação da Spcine, destacando seus principais programas e os recursos aplicados. Neste sentido, avalia-se criticamente o papel da cultura como agente no processo de formação da imagem e marketing urbano.

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

FAUSTINO, Raphael Brito. O Papel das Políticas de Fomento ao Setor Audiovisual e a Construção da Imagem da Cidade de São Paulo: o caso da Spcine. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 45, n. 2, 2019. DOI: 10.22484/2177-5788.2019v45n2p307-330. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3755. Acesso em: 5 nov. 2024.