O automóvel e o jornalismo do tempo líquido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2021v47n1p97-118

Palavras-chave:

Automóvel, Tempo, Jornalismo

Resumo

Este artigo procura explicar a mudança no significado do tempo no jornalismo especializado em carros. Para tanto, comparamos duas reportagens de revista, publicadas em 1990 e 2003, e utilizamos o referencial teórico de Augé, Bauman, Rovelli e Whitrow. Adotamos como procedimento metodológico uma pesquisa empírica com utilizadores de automóveis em 2020 para concluir que o carro, ao contrário de 1990, muitas vezes significa “perda de tempo” no deslocamento, fenômeno que já havia sido identificado em parte na reportagem de 2003. A ressignificação do tempo é um dos dilemas que se impõem ao chamado jornalismo automotivo.

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Publicado

04-08-2021

Como Citar

QUINTANILHA, Sergio Robinson; BUCCI, Eugênio. O automóvel e o jornalismo do tempo líquido. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 47, n. 1, p. 97–118, 2021. DOI: 10.22484/2177-5788.2021v47n1p97-118. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/4042. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres