PROPRIEDADE ANTIOFÍDICA DO EXTRATO METANÓLICO DE MIKANIA LAEVIGATA SOBRE AS AÇÕES BIOLÓGICAS INDUZIDAS PELO VENENO DE PHILODRYAS ALFERSII NA JUNÇÃO NEUROMUSCULAR
Resumo
Embora negligenciadas pela maioria dos médicos, os acidentes com serpentes opistóglifas podem ser graves e até fatais. Envenenamentos por Philodryas olfersii demonstram efeitos local e sistêmico semelhantes aos envenenamentos por serpentes botrópicas. Para complementar a soroterapia, muitas plantas da medicina popular estão sendo estudadas por sua grande quantidade de compostos químicos e atividades farmacológicas, entre elas, Mikania laevigata, que demonstra ter os seguintes efeitos: antiinflamatório, antiedematogênico, antiulcerogênico, hipoglicêmico, antidiarréico, antimutagênico, antiasmático, broncodilatador, etc. Neste estudo, ensaios miográficos demonstraram que o extrato metanólico de M. laevigata (200 μL) inibiu 100% o bloqueio neuromuscular induzido pelo veneno bruto de P. olfersii (50 μg/mL). Conclui-se que o extrato metanólico da M. laevigata possui atividade antiofídica sob o parâmetro da junção neuromuscular.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















