NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS

  • Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca
  • Luiza Nakayama
Palavras-chave: Educação. Educação ambiental. Cultura. Amazônia.

Resumo

Na Amazônia, a relação do homem com a floresta, rios, roçados, ervas e seus usos, entre outros, possibilita a construção de um sistema cultural singular - a cultura amazônica - que tem no ambiente rural, especialmente ribeirinho, sua expressão mais tradicional. Este texto apresenta e discute saberes, dizeres e fazeres próprios da cultura amazônica e oriundos da educação do povo: sem classe de alunos, sem livros e sem professor que, quando considerados, podem servir como referência às praticas inovadoras de educação, especialmente de Educação Ambiental. Nessa perspectiva, a cultura cabocla e a educação do povo, quase sempre, relegadas à condição de inferior, foram analisadas nos seus saberes e práxis e como possibilidade de estabelecer elos entre uma educação da cultura e do ambiente. Neste caminho, as instituições de ensino superior da região são apontadas como importantes lideranças na construção desse processo, especialmente pela oportunidade que têm de congregar parceiros diversos, recursos e conhecimentos acumulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-29
Como Citar
FONSECA, M.; NAKAYAMA, L. NARRATIVAS PARA ENSINAR-APRENDER A AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 36, n. 3, 29 dez. 2010.
Seção
Artigos