A EDUCAÇÃO E A MAQUINARIA ESCOLAR: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES, BIOPOLÍTICA E FUGAS

Autores

  • Guilherme Carlos Corrêa
  • Ana Maria Hoepers Preve

Resumo

Problematizamos aqui a educação contemporânea no Brasil a partir de elementos da sua história, dos seus dispositivos, dos seus funcionamentos e de suas potências. Tal exercício coloca-se como um convite para um rápido sobrevoo pelas práticas educacionais na conformação da população como um todo e do corpo de cada indivíduo dessa mesma população. Colocamos, portanto, em suspensão, a suposta positividade das práticas nomeadas como educacionais vinculadas a um fazer amplo e disperso por toda a sociedade, voltadas à produção do um corpo social. Para finalizar apresentamos as oficinas – como estratégia em favor da constituição de novos territórios em educação.

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Como Citar

CORRÊA, Guilherme Carlos; PREVE, Ana Maria Hoepers. A EDUCAÇÃO E A MAQUINARIA ESCOLAR: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES, BIOPOLÍTICA E FUGAS. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 37, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/652. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos