A marca Guaraná Jesus sob a perspectiva da dominação territorial por parte da The Coca-Cola Company no Maranhão
Resumo
Este estudo analisa a marca Guaraná Jesus, uma bebida típica do Estado do Maranhão, Brasil, atualmente pertencente à transnacional The Coca-Cola Company. Busca compreender a reorganização produtiva do capital global na inserção nos territórios, observando a dominação e os usos dos territórios. O faz por meio da discussão bibliográfica e do exame do posicionamento da marca Guaraná Jesus - originalmente regional - após a compra pela Coca-Cola. Por meio da análise do processo de redefinição do visual das embalagens do refrigerante, observou-se como a transnacional operou no território de circulação do produto, estabelecendo relações com a cultura regional e mantendo elementos culturais tradicionais do produto, com vistas à reprodução do seu capital no território.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














