A marca Guaraná Jesus sob a perspectiva da dominação territorial por parte da The Coca-Cola Company no Maranhão

Autores

  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Elísio Rodrigues de Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

Este estudo analisa a marca Guaraná Jesus, uma bebida típica do Estado do Maranhão, Brasil, atualmente pertencente à transnacional The Coca-Cola Company. Busca compreender a reorganização produtiva do capital global na inserção nos territórios, observando a dominação e os usos dos territórios. O faz por meio da discussão bibliográfica e do exame do posicionamento da marca Guaraná Jesus - originalmente regional - após a compra pela Coca-Cola. Por meio da análise do processo de redefinição do visual das embalagens do refrigerante, observou-se como a transnacional operou no território de circulação do produto, estabelecendo relações com a cultura regional e mantendo elementos culturais tradicionais do produto, com vistas à reprodução do seu capital no território.

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Biografia do Autor

Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Elísio Rodrigues de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - e graduado em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição.

Publicado

2014-11-29

Como Citar

Felippi, Ângela C. T., & Freitas, E. R. de. (2014). A marca Guaraná Jesus sob a perspectiva da dominação territorial por parte da The Coca-Cola Company no Maranhão. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 2(4). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/1815

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas