A marca Guaraná Jesus sob a perspectiva da dominação territorial por parte da The Coca-Cola Company no Maranhão

Autores

  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Elísio Rodrigues de Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

Este estudo analisa a marca Guaraná Jesus, uma bebida típica do Estado do Maranhão, Brasil, atualmente pertencente à transnacional The Coca-Cola Company. Busca compreender a reorganização produtiva do capital global na inserção nos territórios, observando a dominação e os usos dos territórios. O faz por meio da discussão bibliográfica e do exame do posicionamento da marca Guaraná Jesus - originalmente regional - após a compra pela Coca-Cola. Por meio da análise do processo de redefinição do visual das embalagens do refrigerante, observou-se como a transnacional operou no território de circulação do produto, estabelecendo relações com a cultura regional e mantendo elementos culturais tradicionais do produto, com vistas à reprodução do seu capital no território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Elísio Rodrigues de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - e graduado em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

29-11-2014

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS

Como Citar

A marca Guaraná Jesus sob a perspectiva da dominação territorial por parte da The Coca-Cola Company no Maranhão. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 4, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1815. Acesso em: 13 dez. 2025.